SóProvas


ID
3630190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O arroz é uma importante fonte de energia para a maioria dos povos e a preferência do consumidor por esse cereal, geralmente, está associada, por exemplo, a aspectos econômicos e culturais. O consumidor brasileiro gosta do grão longo e translúcido, do tipo agulhinha, que tem valores intermediários (#70 ºC) a baixos ($60 ºC) para a faixa de temperatura de gelatinização e teor de amilose de valor intermediário (20% a 25%) a alto (25% a 33%). Aparência, coesão, maciez, sabor são atributos que determinam a qualidade do arroz cozido. Do ponto de vista sanitário, preparações à base de arroz são potencialmente veículos para os microrganismos responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos, se a manipulação não seguir as recomendações e procedimentos apropriados.

M.L.G.S. Luz e R.O. Treptow. Comportamento de variedades tailandesas de arroz. Rev. Bras.
 de Agrociência, v. 4, n.o 3, 151-7, set.-dez./1998 e E.A. Silva Jr. Manual de controle higiênico
 sanitário em alimentos. São Paulo: Livraria Varela, 6.ª ed., 2009 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue o seguinte item. 

A relação amilose/amilopectina nos grãos de arroz determina as características de cozimento desse cereal: quanto menor o teor de amilose, maior a absorção de água, maior a resistência dos grãos à desintegração e menor a sua expansão.

Alternativas
Comentários
  • O conteúdo de amilose, uma das frações do amido de arroz, é considerado um dos principais parâmetros para a qualidade tecnológica e de consumo do arroz. Características culinárias, como a textura, capacidade de absorção de água, viscosidade e expansão de volume são afetadas pelo teor de amilose. Quanto maior o teor de amilose, mais secos e soltos serão os grãos, podendo se tornar endurecidos após o resfriamento. Quando se consideram menores teores de amilose, os grãos são macios, aquosos e pegajosos no cozimento