SóProvas


ID
363037
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo, em qualquer tipo de situação, a escrita/leitura de dados sem erros. Tal
característica do SGBD é denominada

Alternativas
Comentários
  • Verifiquei no Date e no Navathe e não encontrei essa classificação. Mas ao fazer exatamente o que a FCC (ctrl+c, ctrl+v)  faz encontrei fácil a referência utilizada:

    Os SGBD possui algumas características operacionais elementares, listadas a seguir:
      
    1. Controle de Redundâncias-A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sob controle do Banco de Dados.
     
    2. Compartilhamento dos Dados - O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.
     
    3. Controle de Acesso -  O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.
     
    4. Interfaceamento - Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" somente sendo passível de ser acessada por aplicações.
     
    5. Esquematização - Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.
     
    6. Controle de Integridade - Um Banco de Dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados.
     
    7. Backups - O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.



    http://www.professoraligia.com.br/materiais/SGBD.rtf
  • Pessoal, estas características estão sim em NAVATHE, capítulo 1, seção 1.3: Características da abordagem de bancos de dados.

    Entre as características detalhadas, o item 1.3.4 fala do compartilhamento de dados e PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÃO MULTIUSUARIO (creio q a caracteristica não foi colocada completa tal qual no livro para a resposta não ser óbvia). Essa característica nada mais é do que o controle de concorrência: "Um SGBD multiusuário, como o nome sugere, precisa permitir que múltiplos usuários acessem o bd ao mesmo tempo (...) O SGBD precisa incluir um software de controle de concorrência..." Fonte: Navathe, 6edicao, pág8

  • 1. Controle de Redundâncias- A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sob controle do Banco de Dados.

    2. Compartilhamento dos Dados – O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros. Resposta

    3. Controle de Acesso –  O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

    4. Interfaceamento – Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma “caixa-preta” somente sendo passível de ser acessada por aplicações.

    5. Esquematização – Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.

    6. Controle de Integridade – Um Banco de Dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados.

    7. Backups – O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de “pré-imagem” ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.

    Autora: Prof. Ligia Brezolin

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/sgbd-sistema-de-gerenciamento-de-banco-de-dados/