SóProvas


ID
363058
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

Considere:

Uma das vantagens do KM é o bom time-to-market que pode ser conferido ao corpo executivo das empresas, cuja capacidade de tomada de decisão com rapidez e eficiência é maximizada. Tal resultado pode ser ainda mais positivo quando as organizações combinam gestão do conhecimento com o processo de monitoramento dos ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e o alcance das metas estratégicas de uma empresa.

O trecho grifado no texto pode ser resumido como

Alternativas
Comentários
  • A Inteligência Competitiva pode ser entendida como o conjunto de ações sistematizadas de busca; que visa descobrir as forças que regem os negócios; de análise e de disseminação; das informações úteis aos tomadores de decisão das organizações e  proteger o conhecimento gerado.
    É  um processo  proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional.
    O objetivo maior da Inteligência Competitiva é agregar valor à informação,buscando o crescimento organizacional.
  • A Inteligência Competitiva (IC) busca identificar tendências do mercado, desenvolver análises estratégicas, descobrir oportunidades e mapear riscos através de metodologias científicas.

    A Inteligência Competitiva é o processo contínuo de monitoramento e análise estratégica dos cenários e conjunturas mercadológicas em que determinada empresa está inserida.

    Fonte: Wikipédia


  • Inteligência empresarial/competitiva:
    É um processo analítico que transforma informações públicas desagregadas em conhecimento estratégico relevante, acurado e utilizável, sobre concorrentes, sua posição no mercado performance, capacidades e intenções.
    É um programa sistemático para coleta e análise de informações sobre as atividades de concorrentes e tendências dos negócios a fim de alcançar os objetivos da organização.
    É uma coleção de peças de informação que são filtradas, destiladas e analisadas e que constituem o que os dirigentes realmente necessitam para a tomada de decisão.
    Quando são colocadas todas estas informações em um único sistema, responsável pelo seu metabolismo, as mesmas são transformadas em inteligência, detectando possibilidades de inovação, ameaças ou oportunidades.
  • A gestão do conhecimento na prática

    Artigo publicado na Revista HSM Management 42 - janeiro-fevereiro 2004

    (...) É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.(...)


    (...) Outra vantagem do KM apontada pelos entrevistados é o melhor "time-to-market" que pode ser conferido ao corpo executivo das empresas, cuja capacidade de tomada de decisão com rapidez e eficiência é maximizada. Tal resultado pode ser ainda mais positivo quando as organizações combinam gestão do conhecimento com o processo de inteligência competitiva (processo de monitoramento dos ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e o alcance das metas estratégicas de uma empresa).(...)http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/artigos/gestao-do-conhecimento-na-pratica

  • d-

    A Inteligência Competitiva (IC) é para analisar e avaliar as informações obtidas e identificar quais são oportunidades e ameaças. É um processo sistemático e ético de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre concorrentes, tecnologias e mercado, visando subsidiar a tomada de decisão.