SóProvas


ID
363061
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

O'Reilly sugere algumas regras que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:

I. Não trate o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.

II. Abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros sempre que possível.

III. Não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.

Tais regras são as definições do autor, respectivamente, para

Alternativas
Comentários
  • O'Reilly sugere algumas regras[10] que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:

    • O beta perpétuo - não trate o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.
    • Pequenas peças frouxamente unidas - abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Reutilize dados e serviços de outros sempre que possível.
    • Software acima do nível de um único dispositivo - não pense em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.
    • Lei da Conservação de Lucros, de Clayton Christensen - lembre-se de que em um ambiente de rede, APIs abertas e protocolos padrões vencem, mas isso não significa que a idéia de vantagem competitiva vá embora.
    • Dados são o novo “Intel inside” - a mais importante entre as futuras fontes de fechamento e vantagem competitiva serão os dados, seja através do aumento do retorno sobre dados gerados pelo usuário, sendo dono de um nome ou através de formatos de arquivo proprietários.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 (wikipedia)

  • Ridículo mesmo é a FCC copiar exatamente o que está no site do Wikipédia. Lamentável
  • Apenas complementando...

    Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americada O'Reilly Media[ para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e tecnologia da informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

    O'Reilly Media (antes chamada de O'Reilly & Associates) é uma companhia de mídia (editora) americana criada por Tim O'Reilly, que publica livros e websites e organiza conferências sobre temas de informática. Uma marca particular que a distingue é a apresentação de uma gravura de animal em muitas de suas capas de livros.
  • nunca ouvi falar dessa O'Reilly...
  • Na verdade somos 4. rsrsrsrs!!!
  • SOMOS VÁRIOS, AMIGOS... RSRS

  • Como somos muitos que nunca ouvimos falar nesse O'Reilly.
  • Ainda bem q existe google!! Prazer, O'Reilly. Urrgh!! 
  • ridícula esta questão!!!!
  • to passaddooooooooooooooooo com esta quetão ... será que tinha bibliografia indicada na prova ?? kkkkkkk
  • Mais que questão hein...
  • Essa é a questão - Mãos ao alto!

    Te rouba ponto com certeza!

  • QUE ISSO! ESSA QUESTÃO NEM UM "ALIEN" SUPER INTELIGENTE RESPONDERIA!  BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
       MAS É DIFICIL DE MAIS! 
    COMO OS COLEGAS DISSERAM: SERÁ QUE TINHA ISSO NO EDITAL???????????/
  • Fundação Copia e Cola é isso ai, questões da wikipédia é lei. Vai fazer prova da FCC ? Bibliografia: wikipédia (incluindo páginas marcadas para revisão, com inconsistência, à ser reciclada, etc., etc.).
  • não vamos desanimar se niguém sabia então niguém ia ganhar ponto, era ruim se uns soubesse e outros não.
  • Que questão mais esdrúxula. Pura decoreba e - o que é pior - decoreba sobre algo que pouquíssimos lêem. Nunca ouvi falar desse tal de O'Reilly.

  • Acertei essa questão de informática com o meu bom e velho português. Hehe! Só na interpretação.
    Mas foi bom esse exercício, agregou conhecimento para mim.
  • nunca ouvi falar... WHATAHELL...
  • Princípio da Acessibilidade 

    Em termos de padrões Web isso significa não só permitir que pessoas com deficiências físicas tenham acesso à Web, mas também capacitar a utilização das páginas por e em outros tipos de ambientes que não um navegador. Isso inclui navegadores de voz, que lêem páginas Web em voz alta para pessoas com dificuldades ou impossibilidade de visão; navegadores Braille que traduzem as páginas nesse alfabeto; aparelhos com pequeno espaço de exibição e outros aparelhos de saída que não tão usuais. Isso evita a duplicação de conteúdo e facilita a utilização geral dos documentos. A acessibilidade auxilia também pessoas que não possuem deficiências físicas melhorando a manipulação das páginas por teclas de atalho e outros métodos.

    Um interessante efeito colateral da acessibilidade, que demonstra a sua vantagem, é visto na simplicação das páginas de modo que um dos maiores usuários de sites Web, que é cego, possa ter um acesso melhor às mesmas. Esse usuário é o Google, o mecanismo de busca mais utilizado atualmente. Páginas acessíveis permitem que o Google indexe melhor as mesmas permitindo que o site ganhe eventualmente um melhor posicionamento em buscas.