Humanismo. (VALORIZAÇÃO DO HOMEM COMO OBRA PRIMA, COMO ARTE, ESTUDOS DA GEOMETRIA E FISIONOMIA HUMANA)
Racionalismo. (VALORIZAR O PENSAR, O CRITICAR, ANALISAR E AVALIAR AS SITUAÇÕES)
Ascetismo. (NÃO SEI, POR ISSO MESMO É A INCORRETA)
Hedonismo. (VALORIZAR O PRAZER CARNAL, SEXO)
Individualismo. (VALORIZAR AS OBRAS DOS ARTISTAS, DEIXAR SUAS MARCAS NAS OBRAS COMO A MONALIZA DE LEONARDO DA VINCI OU PIETA DE MICHELANGELO)
O Renascimento possuía algumas características, como:
· Razão: A razão e a ciência são encaradas como as únicas formas de se chegar ao conhecimento.
· Humanismo/antropocentrismo: O homem ocupa a posição de criação suprema de Deus e está no centro do universo. Esta característica está presente na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto central do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. O humanismo, que colocou o homem como centro do universo e medida de todas as coisas, era uma oposição às concepções filosóficas medievais, que tinham Deus como centro do universo.
· Cientificismo: Todo conhecimento deveria ser demonstrado por meio da experiência científica.
· Individualismo: o ser humano buscava afirmar a sua própria personalidadee satisfazer suas ambições, acreditando que o direito individual estava acima do direito coletivo.
· Classicismo: Os artistas buscavam inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana.
· Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais, contrapondo-se a ideia medieval de sofrimento, resignação e negação do prazer carnal.
· Naturalismo: pregava a volta à natureza, a qual era admirada. A captação do real fez surgir um novo interesse pela fisionomia, pelo pormenor anatômico, pelo gesto, pelo movimento, pela diversidade biológica e botânica das paisagens.
Resposta: C