SóProvas


ID
3631804
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As leucemias são doenças que acometem os leucócitos, em que o diagnóstico precoce e preciso é fundamental para determinar o início do tratamento e aumentar as chances de controle e cura da doença. Nas últimas três décadas, houve progresso no diagnóstico em função do desenvolvimento de novas metodologias e, como consequência, a detecção precoce das leucemias agudas, que antes, invariavelmente, eram fatais. Um teste sofisticado para o diagnóstico de leucemias que, utilizando anticorpos, ajuda a caracterizar os antígenos existentes na superfície da célula leucêmica, tornando-se importante para estabelecer a melhor estratégia de tratamento, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • imunofenotipagem é uma técnica utilizada para se identificar qual o tipo exato de  que compõe um determinado tecido, quando há dúvida diagnóstica na análise.

    Geralmente é uma técnica eleita quando é preciso diferenciar entre células que têm o aspecto físico muito semelhante ao  (microscópio comum), mas que têm moléculas diferentes em sua membrana ou no seu , atribuindo-lhes funções diferentes.

    Um dos usos freqüentes da imunofenotipagem é, por exemplo, nas suspeitas de  e de . Quando as  () são examinados no microscópio comum, o examinador não tem como saber em detalhes se estas células são ou não da mesma família, pois são todas visualmente muito parecidas. 

  • Gabarito: B!

    A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, tem sido o método preferencial para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Através dela é possível definir se um paciente é portador de uma leucemia e seu tipo específico.