-
´´A dívida ativa são créditos a receber classificados no ativo e representam uma fonte potencial de fluxo de caixa``
Livro Orçamento Público/Afo/Lrf, 7ed/2017,pg.185. Segundo Paludo
-
Gabarito: Certo
-
Dívida ativa não se confunde com dívida pública. Esta é contabilmente registrada no passivo e representa uma obrigação do ente com terceiros, enquanto aquela é registrada no ativo e é fonte de fluxo de caixa.
-
pra mim esse gabarito está certo. Por que o pessoal tá falando de dívida ativa em relação a essa pergunta?
-
Gab: CERTO
Dívida Ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo definido para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez. É uma fonte potencial de fluxos de caixa e é reconhecida contabilmente no ativo.
MCASP 8° Ed. pág 352.
Erros, mandem mensagem :)
-
Só não entendi a parte que fala: "fonte potencial de fluxo de caixa"
Alguém poderia explicar??
-
Os créditos a receber da dívida ativa, que são classificados no ativo, representam uma fonte potencial de fluxo de caixa.
-
Certo.
Não confundir dívida ativa de dívida pública.
-
Dívida Ativa - O Ente tem algo a receber
Dívida Pública - o Ente tem algo a pagar
-
Os créditos a receber da dívida ativa, que são classificados no ativo, representam uma fonte potencial de fluxo de caixa. Resposta: Certo.
A Lei nº 4.320/64, Art. 39, os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias. (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.735/1979).
A dívida ativa constitui fonte potencial de fluxo de caixa porque entraram nos cofres de qualquer jeito, seja na via administrativa ou judicial, mas não constitui fonte certa de recursos porque a sua presunção de certeza e liquidez é relativa.