-
O INAMPS que criou o SUDS.
-
Letra D
O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada (e não nestes estabelecimentos); os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.
fonte:
-
Porque a letra B estaria errada, considerando o "exceto" no final da questão ?
-
o INAMPS veio do do SIMPAS que era uma autarquia federal e surgiu em 1977.
-
De onde o Inamps foi criado em 1990??? oi???
-
o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação do Ministério da Saúde se resumia às atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças (por exemplo, vacinação), realizadas em caráter universal, e à assistência médico-hospitalar para poucas doenças; servia aos indigentes, ou seja, a quem não tinha acesso ao atendimento pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. O INAMPS foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembramento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); era uma autarquia filiada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (hoje Ministério da Previdência Social), e tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada. O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.
-
essa questão esta mal feita o INAMPS É 1977
-
Questão mal feita. O INAMPS foi criado em 1977.
-
Não entendi a última alternativa. O SUDS não foi criado em 1987 DEPOIS do INAMPS? O SUS não foi instituído em 1988? alguém me ajuda a entender essa questão????
-
Outro erro na questão é que o INAMPS não proporcionava a MAIOR parte dos atendimentos em seus estabelecimentos, e sim por convênios com a rede privada.
-
LETRA A: Antes do advento do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação do Ministério da Saúde se resumia às atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças (por exemplo, vacinação), realizadas em caráter universal, e à assistência médico-hospitalar para poucas doenças;
LETRA B: servia aos indigentes, ou seja, a quem não tinha acesso ao atendimento pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
LETRA C: O INAMPS foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembramento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
era uma autarquia filiada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (hoje Ministério da Previdência Social), e tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.
LETRA D: O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.
É a única que não está de ACORDO com o site que eles tiraram para fazer essa questão.
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no meio acadêmico no início da década de 70 como forma de oposição técnica e política ao regime militar, sendo abraçado por outros setores da sociedade e pelo partido de oposição da época — o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atual Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em meados da década de 70, com o fim do milagre econômico, ocorreu uma crise do financiamento da previdência social, com repercussões no INAMPS.
LETRA E: A implantação do SUS foi realizada de forma gradual: primeiro veio o SUDS; depois, a incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde (Decreto nº 99.060, de 7 de março de 1990); e por fim a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990) fundou o SUS. Em poucos meses foi lançada a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que imprimiu ao SUS uma de suas principais características: o controle social, ou seja, a participação dos usuários (população) na gestão do serviço. O INAMPS só foi extinto em 27 de julho de 1993 pela Lei nº 8.689.
-
O INAMPS não foi criado em 1977?
-
Entendi nada de nada.
-
Letra E está certa!
1) Primeiro veio o SUDS em 1987.
2) Um aparente passo significativo na direção do cumprimento desta definição constitucional de construção do Sistema Único de Saúde, foi a publicação do Decreto nº. 99.060, de 7 de março de 1990, que transferiu o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) do Ministério da Previdência para o Ministério da Saúde.
3) Portanto, anterior à promulgação da Lei 8.080, que só ocorreu em setembro do mesmo ano (1990).
-
O INAMPS foi criado em 1977 e não em 1974. Questão que caberia recurso.
Quem como Deus, ninguém como Deus. Rumo à aprovação. Vai dar certo!
-
A LOS fundou o SUS? Pensei que tivesse apenas regulamentado.
-
no item E afirma que a Lei Organiza criou o SUS. Mas eu já vi outras questões considerarem que o SUS foi criado pela Constituição de 88, e regulamentado pelas leis Orgânicas 8080 e 8142.
-
fonte: vozes da fcc
-
Lei 8.080 FUNDOU o SUS?? Jamais, o uso desse termo, para mim, já torna o item incorreto, pois a lei 8.080 regulamentou o SUS que foi criado pela Constituição de 1988. Além disso, a data de criação do INAMPS está incorreta também, tendo sido criado em 1977. Ou seja, questão extremamente mal formulada.