Leia o texto a seguir para responder à questão.
Texto 1: Liberdade
Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre;
capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
A história desse conceito perpassa os estudos de épocas e pensadores diversos e registra a interpretação de
doutrinas sociais bastante variadas. Podemos fazer uma distinção inicial entre o que se convencionou chamar de
concepção “negativa” e “positiva” da liberdade. Em seu sentido negativo, liberdade significa a ausência de restrições
ou de interferência. O sentido positivo de liberdade significa a posse de direitos, implicando o estabelecimento de um
amplo âmbito de direitos civis, políticos e sociais. O crescimento da liberdade é concebido como uma conquista da
cidadania.
No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e
respeitando os direitos dos outros. "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" (Spencer).
Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de
qualquer determinação externa. "A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o
que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos
constrange" (Descartes).
A liberdade de pensamento, em seu sentido estrito, é inalienável, inquestionável. Reivindicar a liberdade de
pensar significa lutar pela liberdade de exprimir o pensamento. Voltaire ilustra bem essa liberdade: "Não estou de
acordo com o que você diz, mas lutarei até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo."
T. Hobbes afirma que o “homem livre é aquele que não é impedido de fazer o que tem vontade, no que se
refere às coisas e que pode fazer por sua força e capacidade”.
Kant diz que ser livre é ser autônomo, isto, é dar a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente. Para
Jean-Paul Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é, antes de tudo, livre. O homem é
nada antes de definir-se como algo, e é absolutamente livre para definir-se, engajar-se, encerrar-se, esgotar a si
mesmo.
No livro “A sociedade do espetáculo” (1997), Guy Debord, ao criticar a sociedade de consumo e o mercado,
afirma que a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória, pois escolher é sempre optar entre duas ou mais coisas
prontas, isto é, predeterminadas por outros. Uma sociedade como a capitalista, onde a única liberdade que existe
socialmente é a liberdade de escolher qual mercadoria consumir, impede que os indivíduos sejam livres na sua vida
cotidiana. A vida cotidiana na sociedade capitalista, segundo Debord, se divide em tempo de trabalho e tempo de
lazer. Assim, a sociedade da mercadoria faz da passividade (escolher, consumir) a liberdade ilusória que se deve
buscar a todo o custo, enquanto que, de fato, como seres ativos, práticos (no trabalho, na produção), somos não
livres.
De maneira geral, a liberdade de indivíduos ou grupos sempre sugere, ou tem a possibilidade de implicar, a
limitação da liberdade de outros.
Orson Camargo - Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
São recursos argumentativos utilizados no texto, exceto: