-
Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.
Vejamos o fragmento:
“É terminantemente proibido animais circulando nas áreas comuns a todos, principalmente para fazerem suas necessidades fisiológicas no jardim do condomínio.”
"Comum a todos" = Há pleonasmo, que é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido. Há dois tipos: um a que se chama de vicioso, decorrente da ignorância da significação das palavras (hemorragia de sangue, elo de ligação, subir para cima), e o literário, que serve à ênfase, ao vigor da expressão. Ex.: “Era como se todo o mundo que ele pisara com os pés, que vira com os seus olhos, que pegara com as suas mãos, se perdesse num instante.” (José Lins do Rego)
"Necessidades fisiológicas" = Há eufemismo, o emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem. Ex.: “Agora que o meu pobre amigo jaz a dormir o derradeiro sono.” (Monteiro Lobato)
Letra A
-
Terminantemente proibido - �Não dá para ser meio proibido� = Pleonasmo
Fazerem suas necessidades fisiológicas - Abrandar situação muita dura, tirar o teor desagradável = Eufemismo
-
'' áreas comuns a todos'' Se as áreas são comuns a todos não deveria existir restrição == Pleonasmo.
''Necessidades fisiológicas'' Existe um eufemismo para tornar a informação mais agradável.
#proxpeera!!
-
comuns a todos = pessoas e não cachorros. Não consigo ver pleonasmo nesse trecho
-
Assertiva A
pleonasmo e eufemismo
-
Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.
Logo, TERMINANTEMENTE PROIBIDO, podemos eliminar o termo "terminantemente" e dizer apenas proibido, já que não tem como ser meio proibido.
Eufemismo: usa termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Na questão: "necessidades fisiológicas".
Fonte: www.normaculta.com.br/pleonasmo/
-
QUESTÃO SEM GABARITO. EXAMINADOR ANALFABETO FUNCIONAL
Não é assim que funciona o pleonasmo. O pleonasmo tem uma repetição, não há repetição entre terminantemente e proibido, o que há é uma relação modal: é proibido de modo definitivo. Pleonasmo é o que acontece em casos análogos ao do gabarito da Q221647.
-
O pleonasmo encontra-se em COMUNS a TODOS.
-
Eduardo Antunes, isso não é pleonasmo. Por acaso é problema entender comum a alguns?