SóProvas


ID
3645013
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os métodos de combate a incêndios florestais a que se ajustam os diferentes tipos de luta podem ser classificados em quatro categorias. Existe um método que é mais utilizado para conter fogo subterrâneo. Consiste em se limpar uma área próxima à borda do fogo, de preferência com o uso de um arado, jogando-se a leiva para o interior. A faixa deve ter em torno de 60 cm, e deve ser mantida limpa. A profundidade de aradura deve ser suficiente para atingir o solo mineral. As principais desvantagens do método são: devido à limpeza da linha de contenção, o excesso de confiança pode ocasionar descuido à sua vigilância; deixa entre o bordo do fogo e o costado interior da linha de contenção uma faixa de material combustível, que poderá contribuir para a persistência do fogo. Este método de combate é o:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: E

    Os 4 métodos são: direto, indireto, paralelo (direto+indireto) e de dois pés.

    Método de dois pés: o trabalho pode ser executado a uma pequena distância da margem do fogo (dois pés ou 60 cm, daí deriva o nome), o que proporciona o melhor uso das ferramentas manuais e permite o emprego de equipamentos leves, em alguns casos. É indicado para incêndios de pouca intensidade e baixa velocidade de propagação, com combustíveis leves.

    Vantagens: os combatentes recebem a radiação calórica menos intensa e na construção da linha de controle já pode ser feita a queima de expansão (tipo aceiro) e a própria extinção do incêndio.

    Desvantagens: deve ser aplicado em incêndios de pouca intensidade e baixa velocidade. Caso a linha de controle não seja construída corretamente ou não seja feita a queima de expansão, o incêndio pode se propagar.

    Fonte: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/227-FOGO.pdf

    A principal diferença em relação ao método direto é permitir a formação de montes de folhas e de outros materiais combustíveis leves entre a linha e a margem do fogo para que se queimem rapidamente, facilitando a extinção dos focos mais perigosos.