SóProvas


ID
3645886
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No setor automotivo, uma das principais queixas de clientes em relação aos veículos adquiridos é a vibração provocada pelo desbalanceamento do rotor. O desbalanceamento que ocorre em rotores cujo diâmetro é muito maior do que o comprimento, de forma que sua variação no sentido longitudinal não é relevante, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Alguns tipos de desbalanceamentos são muito típicos, onde pessoas experientes conseguem a olho nu predizer o tipo de desbalanceamento do sistema, essa ferramenta de avaliação e definição do tipo de desbalanceamento acaba tornando a correção desse efeito indesejado em um processo mais rápido e de maior facilidade. Os tipos de desbalanceamentos mais comuns segundo são o estático, o acoplado, o semi-estático e o dinâmico, esses quatro tipos de desbalanceamento são definidos a seguir:

    Desbalanceamento Estático

    Neste tipo de desbalanceamento o eixo principal de inércia (EPI) posiciona-se paralelamente em relação ao eixo geométrico do rotor (EGR). Este fato implica em uma concentração de peso em um ponto fora do EGR, formando-se assim uma espécie de pêndulo, uma vez que por causa das forças gravitacionais, a região onde encontra-se essa concentração de peso tende a se estabilizar em pontos de equilíbrios estático, ou seja, na parte inferior dos sistemas girantes. O nome desbalanceamento estático se dá devido ao fato de que mesmo em repouso (rotação igual a zero) este tipo de desbalanceamento ocorre. A solução deste problema acaba sendo intuitiva, ou adiciona se uma massa de características iguais a massa em excesso no plano oposto ou retira-se essa massa adicional a fim de obterem-se dois planos de iguais massas.

    Desbalanceamento Acoplado

    Neste tipo de desbalanceamento EPI e o EGR se interceptam no centro de gravidade do sistema, isto ocorre devido a existência de dois pontos pesados distribuídos nas extremidades opostas, nos lados opostos em relação a linha de centro do rotor. O desbalanceamento acoplado só é percebido quando o rotor estiver em operação (rotação diferente de 0), sua percepção pode ser comprovada com a tomada dos dados de amplitude e fase obtidos por sensores. Na prática, este tipo de desbalanceamento ocorre, mas o mais comum são combinações de desbalanceamentos estáticos com os acoplados.

    Desbalanceamento Semi-Estático

    Neste tipo de desbalanceamento o EPI e o EGR se interceptam em um determinado ponto, não sendo este o centro de gravidade do sistema. É uma espécie de combinação dos dois tipos de desbalanceamento descritos acima, onde o desbalanceamento estático está alinhado com um componente do acoplamento. Nestas condições, as amplitudes de vibrações serão sensivelmente maiores em uma das extremidades.

    CONTINUA....