CORREÇÕES:
A) a velocidade do escoamento só depende da coordenada RADIAL, pois o desenvolvimento total da camada limite exclui a dependência da coordenada AXIAL. Essa é justamente a condição de escoamento "plenamente/totalmente desenvolvido".
B) CORRETO
C) o perfil de velocidade é PARABÓLICO, ao invés de LINEAR, como no escoamento de Couette. Couette é o escoamento entre placas paralelas.
D) a força motriz do escoamento é o GRADIENTE DE PRESSÃO. Sem o gradiente de pressão, mesmo sendo totalmente desenvolvido, não haverá escoamento.
E) a viscosidade NÃO possui importância nesse escoamento, pois, independentemente do número de Reynolds, as forças que dominam o escoamento são as inerciais e as de pressão. Via de regra, a viscosidade do fluido afetará todo escoamento, apesar de que, a depender do número de Reynolds, os efeitos viscosos serão sobrepujados pelos efeitos inerciais (advectivos).
Gabarito B.
Bons estudos!
Arthur falou tudo! Só pra complementar.
Todos os escoamentos laminares de fluidos viscosos que ocorrem em em dutos e que tenham por causa primária uma diferença de pressão é chamado de Poiseuille.
Se o fluido estiver num espaço confinado e o escoamento tiver como causa o movimento relativo de superfícies ele é dito de Couette. A causa primária do escoamento de Couette é o arraste viscoso causado pela superfície em movimento. Não há diferença de pressão.
Letra D incorreta, porque durante todo o escoamento em duto, seja ela laminar ou turbulento, há gradiente de pressão. Esse gradiente é maior na entrada do tubo e se torna e linear quando o escoamento se torna plenamente desenvolvido.