Escoamento sem atrito = Escoamento não viscoso = Escoamento Invíscido.
.
A) em um escoamento real de alto Reynolds ao redor de um corpo, os efeitos viscosos NÃO SÃO DESPREZÍVEIS
O atrito é significante.
“Prandtl sugeriu que, embora de forma geral o atrito seja desprezível para escoamentos com valores altos do número de Reynolds, existirá sempre uma camada-limite delgada, na qual o atrito é significante...”
.
B) uma partícula de poeira, se modelada como uma esfera com 1mm de diâmetro, caindo com uma velocidade terminal de 1 cm/s sob efeito da gravidade, possui um Reynolds de aproximadamente 0.7. Logo, HÁ UMA REGIÃO COM ATRITO ao redor da partícula.
“... considere uma partícula de poeira (modelada como uma esfera com diâmetro de 1mm) caindo com uma velocidade terminal de 1 cm/s sob o efeito da gravidade; neste caso, Re ≈ 0,7 – um número bastante pequeno; deste modo, o arrasto é quase que inteiramente devido ao atrito do ar.”
.
C) um escoamento é considerado dominado (ou não) pelo atrito com base NÃO APENAS na viscosidade do fluido, MAS NO SISTEMA COMPLETO DO ESCOAMENTO.
“Um escoamento é considerado dominado (ou não) pelo atrito com base não apenas na viscosidade do fluido, mas no sistema completo do escoamento.”
.
D) a teoria da Camada Limite de Prandtl sugere que, embora de forma geral o atrito seja desprezível para escoamento de alto Reynolds, existirá sempre uma camada limite delgada na qual o atrito é significante.
Correto
“Prandtl sugeriu que, embora de forma geral o atrito seja desprezível para escoamentos com valores altos do número de Reynolds, existirá sempre uma camada-limite delgada, na qual o atrito é significante...”
.
E) as linhas de corrente de um escoamento real de alto Reynolds em torno de um corpo esférico NÃO são perfeitamente simétricas
As linhas de correntes são simétricas da frente para trás da bola para um escoamento sem atrito (escoamento não viscoso, escoamento invíscido).
Para um escoamento real, as linhas de correntes não são simétricas, pois há atrito.
Desenho: https://sketch.io/render/sk-b77205b5d618e353d5a84ad15ed7c31d.jpeg
.
Referência Bibliográfica: Introdução à Mecânica dos Fluidos (Robert W. Fox), 8a Edição
.
Gabarito: Letra D
.
Bons estudos!