SóProvas


ID
3646180
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a casa é o asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo:


1. em caso de averiguação sanitária
2. em caso de desastre
3. para prestar socorro
4. por determinação administrativa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    CF/88

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

  • GABARITO: B

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

  • 1. em caso de averiguação sanitária [kkkkkk]

    2. em caso de desastre

    3. para prestar socorro

    4. por determinação administrativa. [Determinação Judicial + Durante o Dia]

  • Pra quem pensou na Lei 13.301/2016 e errou a questão, assim como eu, segue trecho dos comentários da lei pelo "Dizer o Direito"

    [...] Hipóteses em que é permitido o ingresso forçado

    A Lei nº 13.301/2016 (art. 1º, § 2º) previu três hipóteses em que será permitido o ingresso forçado do agente público no imóvel:

    Ausência de crime de violação de domicílio

    Caso o agente público ingresse na casa do morador, mesmo sem seu consentimento, respeitando os termos da Lei nº 13.301/2016, esta sua conduta será lícita e ele não responderá pelo crime de violação de domicílio (art. 150 do CP). Para a doutrina tradicional, o fundamento legal que exclui o crime seria o estrito cumprimento de dever legal (art. 23 do CP) e para a doutrina mais moderna, seria a teoria da imputação objetiva (o agente não criou risco proibido).

    Autorização para ingresso forçado pode ser utilizada para combate de outras doenças

    A Lei nº 13.301/2016 trata especificamente sobre mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika. No entanto, ela prevê que a autorização para que os agentes públicos ingressem nos imóveis sem consentimento do morador (art. 1º, § 1º, IV) poderá ser utilizada também para o combate de outras enfermidades.

    Fonte: https://www.dizerodireito.com.br/2016/06/comentarios-lei-133012016-que-preve-o.html

  • Welsen eu pensei na lei, mas a questão diz de acordo com a CF, cuidado com os enunciados...
  • Gabarito Alternativa B

    Resumo Inviolabilidade Domiciliar:

    .

    .

    ->Conceito de casaAMPLO, qualquer compartimento habitado não aberto ao público, inclusive onde exerce profissão ou atividade.

    ->Violação por CPI? Não, só por ordem judicial, Princípio da Reserva de Jurisdição.

    -> Conceito de Dia:

    a) Segundo Alexandre de Morais é do amanhecer ao anoitecer

    b) FCC já considerou 19h45min como noite

    c) Lei de abuso de autoridade prevê que comete crime quem: cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).

    ->Violação SEM consentimento:

    a) durante o dia por ordem judicial

    b) flagrante delito, desastre, prestar socorro a qualquer hora.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 5º. XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, oudurante o dia, por determinação judicial;

  • Só um adicional para provas mais pesadas , porque acho que é para isso que vc se prepara:

    FICA ATENTO A TAL DA LEI DO MOSQUITO..

    De acordo com o art. 1.º, § 1.º, IV, da Lei n. 13.301/2016 (“Lei do Mosquito”), na situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika, a autoridade máxima do Sistema Único de Saúde — SUS de âmbito federal, estadual, distrital e municipal fica autorizada a determinar e executar, dentre outras medidas necessárias ao controle das doenças causadas pelos referidos vírus, nos termos da Lei n. 8.080/90 e demais normas aplicáveis, enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional — ESPIN, o ingresso forçado nos imóveis públicos e particulares. De modo pontual, o legislador admite a referida medida, inclusive, se for o caso, com o auxílio de autoridade policial ou da Guarda Municipal (art. 3.º, § 1.º, da lei), em apenas três situações específicas: abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças.

    LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. São Paulo, Método, 2018.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre inviolabilidade do domicílio.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. A averiguação sanitária não está prevista na Constituição como exceção à inviolabilidade de domicílio.

    Alternativa B - Correta! Art. 5º, XI, CRFB/88: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    Alternativa C - Incorreta. A determinação administrativa não está prevista na Constituição como exceção à inviolabilidade de domicílio (apenas a determinação judicial).

    Alternativa D - Incorreta. A averiguação sanitária não está prevista na Constituição como exceção à inviolabilidade de domicílio.

    Alternativa E - Incorreta. A determinação administrativa não está prevista na Constituição como exceção à inviolabilidade de domicílio (apenas a determinação judicial).

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • pensei na lei n. 13.301/2016 (lei do mosquito), mas a questão diz de acordo com a CF, muito cuidado com os enunciados...

  • A questão trata da inviolabilidade de domicílio, direito fundamental previsto na Constituição Federal.

    Art. 5º, XI: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    A averiguação sanitária não autoriza a entrada na casa do indivíduo, sem autorização. Tampouco, a decisão administrativa.

    Fora das situações em negrito, apenas a determinação judicial possui autorização e com cumprimento durante o dia. Nas situações em negrito (flagrante delito, desastre e socorro), a entrada em casa alheia pode ocorrer de dia ou de noite.

    Gabarito do professor: b.





  • Assertiva b

    2. em caso de desastre

    3. para prestar socorro 

  • 1. em caso de averiguação sanitária

    2. em caso de desastre

    3. para prestar socorro

    4. por determinação administrativa.

  • GABARITO: B

    Art. 5º, XI, CRFB/88: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

  • Achei até que era pegadinha

  • Quando posso entrar sem o consentimento do morador:

    DJ FDP

    • Determinação Judicial; (Durante o dia)
    • Flagrante de delito;
    • Desastre;
    • Prestar Socorro.

    (Vi em alguma página no instagram, só não lembro qual)