SóProvas


ID
3646891
Banca
Fundação de Apoio à UNESPAR
Órgão
Câmara de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Robbins 2004, existem quatro tipos principais de equipes. Dentre elas, as equipes que são formadas por membros que tomam muitas das responsabilidades de um supervisor, planejam e distribuem as atividades e controlam os resultados, são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • Equipes Eficazes possuem as seguintes características:

    -Objetivos claros e compreendidos por todos os membros.

    -Habilidades relevantes e complementares de cada membro, para que a equipe possua todas as competências necessárias à tarefa a ser executada.

    -Apoio e confiança mútua entre os membros.

    -Compromisso unificado em relação aos objetivos e aos meios para alcançá-los.

    -Relacionamento interpessoal

    -Excelente comunicação interna.

    -Habilidades de negociação para o alcance de consenso interno e de aceitação externa.

    -Abertura e confrontação juntamente com cooperação e competição.

    -Liderança renovadora, capaz de impulsionar e alavancar as pessoas.

    Equipes Virtuais (Em Rede): São formadas por um grupo de pessoas que se encontram geograficamente dispersas e utilizam ferramentas da tecnologia da informação para se comunicar à distância e alcançar seus objetivos. A comunicação pode se dar através de e-mail, videoconferência, chats, etc.

    Equipes Multifuncionais (Funcionais Cruzadas / Cross-Functional / Interdisciplinares / Interfuncionais): São formadas por um grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes unidades organizacionais (diferentes departamentos), que se unem para desempenhar determinada tarefa. De acordo com Robbins, “as equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa, ou até de diferentes empresas, possam trocar informações, desenvolver novas ideias, solucionar problemas e coordenar projetos complexos”.

    Equipes Autogerenciadas (Autodirigidas): São formadas por um grupo de funcionários (normalmente, de 10 a 15 pessoas) que realizam trabalhos interdependentes (ou muito relacionados). Os membros da equipe autogerenciada acabam assumindo muitas das responsabilidades que eram de seus antigos gestores. As atividades das equipes autogerenciadas incluem o planejamento, a delegação de tarefas, a tomada de decisões e a implementação das ações para a solução dos problemas. (GAB.)

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

  • Equipes Eficazes possuem as seguintes características:

    -Objetivos claros e compreendidos por todos os membros.

    -Habilidades relevantes e complementares de cada membro, para que a equipe possua todas as competências necessárias à tarefa a ser executada.

    -Apoio e confiança mútua entre os membros.

    -Compromisso unificado em relação aos objetivos e aos meios para alcançá-los.

    -Relacionamento interpessoal

    -Excelente comunicação interna.

    -Habilidades de negociação para o alcance de consenso interno e de aceitação externa.

    -Abertura e confrontação juntamente com cooperação e competição.

    -Liderança renovadora, capaz de impulsionar e alavancar as pessoas.

    Equipes Virtuais (Em Rede): São formadas por um grupo de pessoas que se encontram geograficamente dispersas e utilizam ferramentas da tecnologia da informação para se comunicar à distância e alcançar seus objetivos. A comunicação pode se dar através de e-mail, videoconferência, chats, etc.

    Equipes Multifuncionais (Funcionais Cruzadas / Cross-Functional / Interdisciplinares / Interfuncionais): São formadas por um grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes unidades organizacionais (diferentes departamentos), que se unem para desempenhar determinada tarefa. De acordo com Robbins, “as equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa, ou até de diferentes empresas, possam trocar informações, desenvolver novas ideias, solucionar problemas e coordenar projetos complexos”.

    Equipes Autogerenciadas (Autodirigidas): São formadas por um grupo de funcionários (normalmente, de 10 a 15 pessoas) que realizam trabalhos interdependentes (ou muito relacionados). Os membros da equipe autogerenciada acabam assumindo muitas das responsabilidades que eram de seus antigos gestores. As atividades das equipes autogerenciadas incluem o planejamento, a delegação de tarefas, a tomada de decisões e a implementação das ações para a solução dos problemas. (GAB.)

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    COMENTÁRIO DE Casal Concurseiro☕

  • Para responder corretamente à questão em análise, precisamos conhecer os tipos de equipe apresentados por Robbis. Sendo que a alternativa correta conter a equipe formada por membros que tomam muitas das responsabilidades de um supervisor, planejam e distribuem as atividades e controlam os resultados

    Robbins (2009) lista os seguintes tipos de equipes:

    • equipes de solução de problemas;
    • equipes autogerenciadas,
    • equipes multifuncionais e e
    • equipes virtuais

    Cada equipe é definida da seguinte forma por ele:

    Equipes de solução de problemas:

    • Neste tipo de equipe, os membro s trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados. Raramente , entretanto, estas equipes têm autoridade para implementar unilateralmente suas sugestões. 

    Equipes autogerenciadas:

    • São grupos de funcionários (geralmente entre 10 e 15 pessoas) que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependente s e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Normalmente , isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas aos membros, o controle coletivo sobre o ritmo do trabalho, a tomada de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os problemas. As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas até escolhem seus membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Consequentemente , as posições de supervisão perdem a sua importância e até podem ser eliminadas. 

    Equipes multifuncionais:

    • São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
    • As equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa (ou até de diferentes empresas) possam trocar informações, desenvolver novas ideias e solucionar problemas, bem como coordena r projetos complexos. 

    Equipes virtuais:

    • As equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que a pessoas colaborem on-line— utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferência ou correio eletrônico — quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente.

    Tendo visto os tipos de equipes segundo Robbins, concluímos que a alternativa que responde corretamente ao comando da questão é a "D".

    GABARITO: D

    Fonte:

    ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302),

    • Equipes de resolução de problemas: grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

    • Equipes autogerenciadas: grupo de dez a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

    • Equipe multifuncional: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.

    • Equipes virtuais: grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.