SóProvas


ID
364768
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social das empresas e o comportamento ético dos administradores fazem parte das tendências mais importantes que estão influenciando a teoria e a prática da administração neste início do terceiro milênio. Assim sendo, as obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas é um conceito de nível

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site a resposta é a Letra "B", porém conforme artigo abaixo, a questão tem mais haver com o conceito de "Stakelolders":

    Shareholders e Stakeholders

    O termo “Shareholders” significa acionistas, é um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são os acionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência estratégica: Uma aproximação da parte interessada” (Ptiman 1984). Como na própria tradução, dá-se a entender que Stakeholders são os componentes , meio externo, interessados na empresa, ou seja, todos que são atingidos ou atingem de forma positiva ou negativa pelas ações que a empresa vem a praticar.
    A princípio toda empresa trabalha para agradar o seu púbico alvo, ou seja, os seus consumidores. Mais uma empresa com responsabilidade social não visa somente isso, ela procura englobar em seus atos todos aqueles que vem a se influenciar, ganhado ou perdendo, pelas suas ações. São os chamados Stakeholders.
    “Responsabilidade Social Corporativa é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus stakeholders sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta ” (ALVES M. A.. 2006).


    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/shareholders-e-stakeholders/513/

    Alguém tem informação diferente??
  • Não precisa, o seu comentário foi muito preciso.
  • Atenção para a pergunta da questão!

    As obrigações das empresas em relação a todos os que delas dependem ou são por elas afetadas (stakeholders) é um conceito de nível: gerencial, ou shareholder.

    B)
  • Entendo que a resposta correta é a letra B mesmo. A Responsabilidade Social não é de interesse apenas dos acionistas e sim de todos os stakeholders, como tão bem explicou a colega acima. Entretanto, entendi o foco da questão como sendo o questionamento de em que nível organizacional estariam sendo traçadas as diretrizes para a política de Responsabilidade Social na empresa. Portanto, a resposta correta seria a letra B mesmo.
  • A resposta certa é a B mesmo, pois a questão se você for ler direito fala sobre quem é responsável pelas OBRIGAÇÕES, e não quem é diretamente afetado pelas relações, pois o enfoque maior está em OBRIGAÇÕES, quem tem estas obrigações são os responsáveis pelas partes, os que têm as finanças em mão, então tudo isso levanos aos Sareholder - os ACIONISTAS.
  • Maximiano (2002), aborda que esse grupo que sofre o impacto pela atuação de uma empresa 

    e que é alvo de preocupação da responsabilidade social é conhecido por Stakeholders, 

    classificado como um conceito alternativo para shareholders (grupo dos acionistas). Este 

    grupo, como conceitua Maximiano (2002) é composto por pessoas que estão associadas 

    direta ou indiretamente à organização e que sofrem quaisquer de seus efeitos, são elas: 

    clientes, fornecedores, distribuidores, funcionários, ex-funcionários e a comunidade, 

    conforme são afetados pelas decisões da administração.

    http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Socioambiental/SA27_Resp_Social_Corporativa_Competivividade.PDF

  • Tenho o mesmo pensamento que Joel.
    A palavra-chave, pra mim, nesta questão é OBRIGAÇÕES.
    Mas só depois de ter errado a questão percebo isso!
  • CONTINUAÇÃO....

    "2. Abordagem da responsabilidade social. A organização não tem apenas metas econômicas, mas também responsabilidades sociais. As decisões organizacionais são tomadas não apenas em função de ganhos econômicos e na conformidade legal, mas também no critério do benefício social. Em geral, são organizações que praticam uma adaptação reativa, pois agem para providenciar uma solução de problemas já existentes."

    "3. Abordagem da sensibilidade social (Resposta Social). A organização não tem apenas metas econômicas e sociais, mas se antecipa aos problemas sociais do futuro e age agora em resposta a eles. A utilização de recursos organizacionais no presente cria um impacto negativo na otimização dos lucros atuais. Trata-se de uma abordagem típica de cidadania corporativa e representa um papel proativo na sociedade. "

    Resumindo:

    Modelo Shareholder = NÃO EXISTE OBRIGAÇÃO SOCIAL, POIS A EMPRESA NÃO TEM RESPONSABILIDADE SOCIAL NENHUMA. Ela penas tem que se focar em usar eficientemente seus recursos, gerar emprego e pagar impostos, que isso irá gerar retorno para a sociedade.

    Modelo Stakeholder = EXISTE UMA OBRIGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Sendo que esse senso de responsabilidade social possui 3 gradações (1-cumprir apenas as obrigações legais; 2-ser reativa ao agir apenas providenciando solução para problemas já existentes; 3- possui um papel proativo, antecipando-se aos problemas sociais do futuro)


  • Essa questão está errada, o gabarito tinha que ser a Letra C. Está no Chiavenato a resposta:

    Primeiro, não pode ser o modelo Shareholder. Esse modelo afirma que a organização NÃO TEM OBRIGAÇÃO com TODOS aqueles que por ela são afetados, apenas por ALGUNS que dela dependem (Acionistas e proprietários, e é uma obrigação econômica e não social). Uma comunidade local é afetada pela empresa, mas por esse modelo a empresa não tem obrigação nenhuma com eles. Como o Chiavento em TGA afirma: 

    "Modelo Shareholder de responsabilidade social. É a posição contrária à responsabilidade social das organizações. Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os seus proprietários ou acionistas. Ao maximizar lucros, a organização maximiza a riqueza e satisfação dos proprietários e acionistas, que são pessoas ou grupos com legítimos interesses na organização. A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade. A organização lucrativa beneficia a sociedade ao criar novos empregos, pagar salários justos que melhoram a vida dos funcionários e melhorar as condições de trabalho, além de contribuir para o bem-estar público pagando impostos e oferecendo produtos e serviços aos clientes. "

    Ou seja, por esse modelo as empresas desconsideram todos aqueles que não sejam os proprietários e acionistas (a ÚNICA OBRIGAÇÃO da organização é LUCRAR e ao fazer isso terá impactos positivos na sociedade), logo está errado falar que a empresa tem obrigações com todos os que são por elas afetadas ou com TODOS que dela dependam.

    Esse é o conceito do modelo Stakeholder de responsabilidade social. Conforme Chiavenato: "É a posição favorável à responsabilidade social das organizações(...) A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. "

    Dentro desse modelo é apresentado três diferentes graus de envolvimento: (Chiavenato, TGA)

    "1. Abordagem da obrigação social e legal. As principais metas da organização são de natureza econômica e focadas na otimização dos lucros e do patrimônio líquido dos acionistas. Portanto, a organização deve apenas satisfazer as obrigações mínimas impostas pela lei sem assumir nenhum esforço adicional voluntário." [É exatamente isso que a questão está falando, uma OBRIGAÇÃO. Portanto, o mais próximo do gabarito é a letra C.]

    CONTINUA...

  • Esta questão está errada! Shareholders, traduzindo do inglês, são os acionistas, os caras que já lucram com a empresa. Stakeholders são o grupo amplo de todos os indivíduos que dependem ou são influenciados pela empresa. 

  • Pessoal, não confundam Shareholders com Stakeholders! Um conceito é diferente do outro. A questão está errada mesmo. 


  • Questão não tem alternativa correta. Provavelmente houve erro de digitação da alternativa B.

    O conceito a que se refere aqui são STAKEHOLDERS.

  • na verdade a pronúncia dá resposta B é Stakeholders não Shareholders