SóProvas


ID
3650125
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A orientação alopsíquica é uma importante função para a compreensão da atividade mental. Ela pode sofrer alterações qualitativas e quantitativas. Em relação às alterações quantitativas, marque V para as afirmativas verdadeiras ou F para falsas.
(  ) Desorientação apática refere-se a um prejuízo quantitativo do afeto ou da conação.
(  ) Desorientação confusional refere-se a um prejuízo de memória principalmente da capacidade de fixação.
(  ) Desorientação delirante refere-se à incapacidade de reconhecer familiar ou amigo como tais, acreditando que foram substituídos por um sósia.
( ) Desorientação amnéstica consiste em um rebaixamento do nível de consciência e, consequentemente, em um prejuízo da atenção e demais funções cognitivas.

A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Desorientação por redução do nível de consciência.

    Também denominada desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência

    Desorientação por déficit de memória imediata e recente.

    Também denominada desorientação amnéstica. Aqui, o indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória. Não conseguindo fixar as informações, perde a noção do fluir do tempo, do deslocamento no espaço, passando a ficar desorientado temporoespacialmente.

    Desorientação apática ou abúlica.

    Ocorre por apatia ou desinteresse profundos. Aqui, o indivíduo torna-se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo. 

    Desorientação delirante.

    Ocorre em indivíduos que se encontram imersos em profundo estado delirante, vivenciando idéias delirantes muito intensas, crendo com convicção plena que estão “habitando” o lugar (e/ou o tempo) de seus delírios. 

    Desorientação por déficit intelectual (anteriormente chamada de desorientação oligofrênica).

    Ocorre em indivíduos com deficiência ou retardo mental grave ou moderado. 

    Desorientação por dissociação, ou desorientação histérica.

    Ocorre em geral em quadros histéricos graves, normalmente acompanhada de alterações da identidade pessoal (fenômeno da possessão histérica ou desdobramento da personalidade) e de alterações da consciência secundárias à dissociação histérica (estado crepuscular histérico, quadros dissociativos psicogenéticos, etc.).

    Desorientação por desagregação.

    Ocorre em pacientes psicóticos, geralmente esquizofrênicos em estado crônico e avançado da doença, quando o indivíduo, por desagregação profunda do pensamento, apresenta toda a sua atividade mental gravemente desorganizada, o que o impede  de se orientar de forma adequada quanto ao ambiente e quanto a si mesmo.

    Desorientação quanto à própria idade.

    É definida como uma discrepância de cinco anos ou mais entre a idade real e aquela que o paciente diz ter.

    Paulo Dalgalarrondo - Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais 112/113