SóProvas


ID
3650614
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Teoria Geral de Keynes pretendia demonstrar que as economias capitalistas poderiam permanecer em equilíbrio, com elevadas taxas de desemprego. O desenvolvimento teórico que se seguiu à publicação da Teoria Geral, demonstrou que Keynes estava:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a Teoria de Keynes.

    John Maynard Keynes foi um economista inglês que elaborou uma teoria econômica contrária ao paradigma vigente à época.

    Na época de Keynes, a teoria econômica aceita era a Teoria Clássica, que estabelecia que a economia poderia atingir o equilíbrio (isto é, com oferta agregada = demanda agregada) apenas com pleno emprego.

    O pleno emprego é a situação na qual a economia está utilizando todos os fatores de produção (terra, capital, trabalho) para produzir. Ou seja, tudo o que a economia pode usar para produzir está empregado na produção.

    Assim, para os clássicos, uma economia poderia entrar em equilíbrio apenas se atingisse o pleno emprego.

    Keynes argumentou de forma diferente, que a economia poderia atingir o equilíbrio, mesmo que a oferta agregada fosse diferente da demanda agregada. Ou seja, para Keynes, o equilíbrio poderia ser atingido mesmo que a economia não estivesse no pleno emprego, isto é, apresentasse algum grau de desemprego.

    O debate entre as ideias clássicas e keynesianas continuam até hoje.

    E aqui, temos o grande problema desta questão. As alternativas pedem para o candidato julgar se Keynes está certo ou errado em relação à sua teoria.

    E esse julgamento é impossível de ser feito.

    Para dizermos se Keynes está certo ou errado, precisamos de provas irrefutáveis que contradigam sua teoria. E a grande verdade é que o debate continua até hoje, pois ainda não temos provas irrefutáveis contra a teoria keynesiana. Os clássicos apresentam dados que Keynes está errado, mas os keynesianos apresentam outros dados que reforçam a teoria keynesiana. E o debate continua.

    Então, se é um assunto polêmico, não temos como julgar objetivamente a questão. Se você pegar um autor clássico, Keynes estaria errado. Mas se você pegar um keynesiano, ele estaria certo.

    Dessa forma, Keynes estaria certo/errado DE ACORDO COM QUEM?

    Infelizmente, a questão não trouxe no enunciado com base em que julgaríamos a questão.

    O gabarito foi a letra C, mas, como disse, isso é discutível.

    O correto seria a banca ter anulado a questão.


    Gabarito da Banca: Letra C.

    Gabarito do Professor: ANULADA.