SóProvas


ID
3651094
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988, como um dos objetivos da Política de Assistência Social, foi garantido um tipo de benefício da seguinte forma: um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não ter meio de prover a própria subsistência e nem tê-la provida por sua família. Esse benefício foi denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    CF/88

    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

    V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

    Lei nº 8.742/1993 - Lei Orgânica da Assistência Social

    Art. 20. O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca da Assistência Social e do benefício por ela prestado, nos termos da CRFB/88 e da Lei nº 8.742/93.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. A lei 8.742/93 denomina o salário prestado pela Assistência Social "benefício de prestação continuada.

    Alternativa B - Correta! O art. 203 da CRFB/88 informa que a Assistência Social se destina a quem dela necessitar e, entre os seus objetivos, garante um salário mínimo mensal aos necessitados. Este salário é regulamentado pela LOAS (Lei 8.742/93) e é denominado pela lei "benefício de prestação consitnuada" (BPC).

    Art. 203 da CRFB/88: "A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei".

    Art. 20 da Lei nº 8.742/1993: "O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família".

    Alternativa C - Incorreta. A lei 8.742/93 denomina o salário prestado pela Assistência Social "benefício de prestação continuada.

    Alternativa D - Incorreta. A lei 8.742/93 denomina o salário prestado pela Assistência Social "benefício de prestação continuada.

    Alternativa E - Incorreta. A lei 8.742/93 denomina o salário prestado pela Assistência Social "benefício de prestação continuada.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • Também conhecido como LOAS.

  • Questão importante para não se esquecer nunca, Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)

  • A questão exige conhecimento sobre a assistência social, prevista nos arts. 203 e 204 da Constituição Federal.


    O art. 203, V, da Constituição Federal aduz que um dos objetivos da assistência social é a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.


    A norma que regula isso é a Lei nº 8.742/93, que, em seu art. 20, aduz que o benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65  anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.


    Portanto, o nome jurídico do instituto é benefício de prestação continuada, também conhecido como BPC.


    Gabarito: Letra "B".