O plano foi anunciado em de , um dia após a posse de Collor. Suas políticas planejadas incluíam:
80% de todos os depósitos do overnight, das contas correntes ou das cadernetas de poupança que excedessem a NCz$ 50mil () foram congelados por 18 meses, recebendo durante esse período uma rentabilidade equivalente a taxa de inflação mais 6% ao ano.
Substituição da moeda corrente, o , pelo à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00
Criação do , um imposto sobre as operações financeiras, sobre todos os ativos financeiros, transações com ouro e ações e sobre todas as retiradas das contas de poupança.
Foram congelados preços e salários, sendo determinado pelo governo, posteriormente, ajustes que eram baseados na inflação esperada.
Eliminação de vários tipos de incentivos fiscais: para importações, exportações, agricultura, os incentivos fiscais das regiões Norte e Nordeste, da indústria de computadores e a criação de um imposto sobre as grandes fortunas.
Indexação imediata dos impostos aplicados no dia posterior a transação, seguindo a inflação do período.
Aumento de preços dos serviços públicos, como gás, energia elétrica, serviços postais, etc.
Liberação do câmbio e várias medidas para promover uma gradual abertura na economia brasileira em relação à concorrência externa.
Extinção de vários institutos governamentais e anúncio de intenção do governo de demitir cerca de 360 mil funcionários públicos, para redução de mais de 300 milhões em gastos administrativos.
fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Collor
Tema dos planos econômicos de estabilização da inflação dentro de Economia Brasileira, esses planos são temas recorrentes em provas.
Vamos analisar:
A primeira informação relevante do trecho fornecido é a instituição do cruzeiro como padrão monetário, o qual prevaleceu entre 1942 a 1967, de 1970 a 1986 e, finalmente, entre 1990 a 1993. Porém não é o principal para identificação do plano.
"A parte excedente a esses
50 mil fica depositada junto ao Banco Central sob a
titularidade da pessoa física ou jurídica em forma de
cruzados-novos."
Aqui se tem o famigerado "sequestro de liquidez" promovido pelo presidente Fernando Collor, assim as aplicações financeiras que excedessem o valor mencionado foram bloqueadas por 18 meses e o governo prometeu devolver esses recursos em 12 prestações, já transformados no novo padrão monetário, cruzeiro.
Assim, trata-se de um plano de estabilização inflacionária do governo Collor, mais especificamente o Plano Collor I, instituído no primeiro dia do novo governo eleito.
Gabarito do Professor: Letra B.