SóProvas


ID
3653866
Banca
UFMT
Órgão
COREN-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.

( ) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.

( ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.

( ) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão exige que o estudante tenha conhecimentos sobre a a Escola da Administração Científica.

    V - O modelo científico apesar de receber esse nome, carece de evidências científicas que o corroborem. Seu método concentra-se, basicamente, em dados observáveis.

    F - Aquele que pode ser considerado o fundador da Administração Científica é o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor. Henry Fayol é fundador da Teoria Clássica da Administração.

    V - A Organização Racional do Trabalho (ORT) busca substituir métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos a partir dos seguintes princípios: estudo dos tempos e movimentos, seleção científica do trabalhador, estudo da fadiga humana, padrão de produção, divisão do trabalho e especialização do operário, desenho de tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção, estudo das condições de trabalho, padronização de ferramentas, instrumentos e métodos e supervisão funcional.

    F - O modelo proposto por Taylor dá ênfase à tarefa e à divisão do trabalho, não às pessoas.

    GABARITO: D

  • Taylor= cienTífica

  • Fayol: ênfase na estrutura.

  • (V) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.

    (F) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.

    • Frederick Winslow Taylor - 1856-1915, fundador da Administração Científica, EUA.
    • Henri Fayol 1841-1925, fundador Teoria Clássica, França. (expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle et Générale, publicado em 1916).

    (V) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.

    (F) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.

    • TRH - surgiu como oposição à Teoria Clássica.