A questão aborda algumas teorias administrativas e uma de motivação.
A - A Teoria das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).
B - Para experiência de Hawthorne, base da Teoria da Relações Humanas, a eficiência da produção não depende apenas da capacidade física ou fisiológica, mas principalmente das condições psicológicas dos indivíduos. As percepções e sentimentos dos operários, de acordo com a teoria das relações humanas, determinava se se a produção aumentava ou diminuía, não o esforço físico em si.
Curiosidade: Hawthorne era o local onde ficava a Western Electric, uma fábrica de componentes telefônicos. A experiência realizada tinha o objetivo de analisar a relação das condições ambientais e o aumento da produção e eficiência dos empregados.
C - Para Duran (2016) A teoria comportamental se refere ao modo uma organização ou indivíduo age ou reage em suas interações com o ambiente em que está inserido. Suas conclusões são: o homem é um animal social dotado de necessidade e de um sistema psíquico, de capacidade para aprender, é orientado para objetivos e tem a capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato. A Teoria Comportamentalista é, por assim dizer, é resultado da influência das ciências comportamentais na teoria administrativa. O seu surgimento ocorre a partir dos estudos de Kurt Lewin, George Homans e Herbert Simon. Para essa abordagem, os aspectos organizacionais mais importantes são: processo decisório, liderança, autoridade e consentimento, homem administrativo, conflito de objetivos.
D - Cristina Duran (2016) leciona que o Desenvolvimento Organizacional é um desdobramento da Teoria Comportamental a caminho da abordagem Sistêmica. Teve como precursor Leland Bradford. Sua teoria foca o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano no âmbito das organizações. O Desenvolvimento busca mudar atitudes, comportamentos e suas estruturas, de modo a melhor se adaptarem às exigências do mercado.
GABARITO: B
Fonte: Duran, Cristina. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.