SóProvas


ID
3653893
Banca
UFMT
Órgão
COREN-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Mintzberg (2011), a estrutura demanda duas exigências fundamentais: divisão do trabalho e coordenação das tarefas. Que mecanismos de coordenação o autor apresenta?

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre as estruturas de Mintzberg. O autor citou os mecanismos de coordenação, ou elementos mais básicos que unem a organização, e os relacionou da seguinte maneira:

    "À medida que o trabalho organizacional torna-se mais complicado, o meio favorecido de coordenação parece passar do ajustamento mútuo para a supervisão direta e, depois, para a padronização, preferivelmente dos processos de trabalho, diferentemente dos “outputs” ou mesmo das habilidades, que retornam, finalmente, ao ajustamento mútuo. " Henry Mintzberg (2003)

    Ajustamento mútuo: os trabalhadores controlam e utilizam os meios informais para ajustar as atividades a serem executadas.

    Supervisão direta: Há um membro com autoridade, monitorando e orientados os subordinados.

    Padronização dos processos: auxilia na supervisão direta e na maior amplitude de controle (maior número de subordinados sob a supervisão de um gestor).

    Padronização das outputs (saídas): busca o atingimento dos resultados.

    Padronização das Habilidades: funções complexas que necessitam de formação especifica para a execução das atividades e que não há como estabelecer um único processo de trabalho.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) INCORRETA. "Recompensa pelo atingimento dos objetivos organizacionais".

    Não há tal mecanismo nas citações de Mintzberg.

    B) INCORRETA. "Implantação do código de ética e da autogestão."

    Esse item também não é um dos cinco mecanismos de Mintzberg.

    C) INCORRETA. "Empoderamento e autoavaliação por parte dos funcionários".

    Não há tal mecanismo nas citações de Mintzberg.

    D) CORRETA. "Ajustamento mútuo, supervisão direta, padronização dos processos, padronização dos outputs, padronização das habilidades."

    Esses são os 5 mecanismos de acordo com a obra de Mintzberg.

    Fonte: MINTZBERG H.. Criando Organizações Eficazes: estrutura em cinco configurações. 2 edição Ed. Atlas, 2003.  

    GABARITO: LETRA "D".

  • Quando a pergunta começa com: ''Segundo Mintzberg''....já bate um desânimo.

    É mais uma com grandes chances de errar

    O homi que é cheio dos conceitos e tudo chatinho

  • Segundo Mintzberg, todas as empresas possuem duas exigências fundamentais: divisão do trabalho em tarefas e posterior coordenação das tarefas. Nesse sentido, ele destaca 06 mecanismos básicos de coordenação:

    1. Ajustamento mútuo: a coordenação é realizada pelos próprios trabalhadores, que ajustam as tarefas (uns com os outros) através de um processo de comunicação informal.
    2. Supervisão direta: a coordenação é realizada por uma pessoa específica, cuja função é coordenar o trabalho e dar ordens às demais pessoas.
    3. Padronização dos processos de trabalho: a padronização dos processos (do que deve ser feito) facilita a coordenação e o controle das atividades (afinal, é mais fácil coordenar e controlar quando os processos já estão padronizados, ou seja, já existem procedimentos e instruções a serem seguidas).
    4. Padronização de resultados (saídas ou “outputs”): a padronização dos resultados (o foco é nos resultados esperados) facilita a coordenação e o controle dos resultados.
    5. Padronização de habilidades e conhecimento: aqui, quem é padronizado é o próprio trabalhador. Ou seja, a padronização não recai sobre o processo e nem sobre os resultados, mas sim sobre o próprio trabalhador.
    6. Padronização de normas e regras: aqui, os trabalhadores compartilham um conjunto comum de crenças, as quais ajudam a coordenar os trabalhos. Ou seja, a coordenação das tarefas se dá por meio das normas e regras internalizadas pelos trabalhadores.

    Gab. Letra D