SóProvas


ID
3656020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


A geografia cultural, baseada no método fenomenológico, fornece instrumentos conceituais e analíticos para a interpretação dos elementos identitários da vida cotidiana dos estudantes da educação básica.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Geografia Cultural nasceu no fim do século XIX, no mesmo momento em que a Geografia Humana. Para alguns geógrafos, ela aparecia como outra formulação da Geografia Humana. Para outros, ela se interessava pela cultura material dos grupos humanos: as suas ferramentas, as suas casas, a sua maneira de cultivar os campos ou de criar animais. O seu desenvolvimento permanecia lento até os anos 1970. Depois, o seu caráter mudou. Doravante, o interesse maior é pelas imagens mentais, as representações, o simbolismo, as identidades. Nos anos 1990, começamos a falar da virada cultural da disciplina. Adotando essa perspectiva, a geografia humana ganha em profundidade. Seu propósito não é mais partir do espaço e da paisagem para estudar suas especificidades e a maneira pela qual são diferenciadas regionalmente. De agora em diante, trata-se de compreender como a vida dos indivíduos e dos grupos se organiza no espaço, nele se imprime e nele se reflete. (CLAVAL, 2011).

  • A fenomenologia estuda a essência e a manifestação das coisas. Ou seja: tudo aquilo que se pode perceber do objeto ou do fenômeno através dos sentidos.

    O método fenomenológico foi proposto pelo filósofo alemão Edmund Husserl, como uma crítica ao  e ao .

    A crítica de Husserl se estendia também ao , já que, para o filósofo, a instabilidade dos dados empíricos não fornecem o rigor necessário para a investigação filosófica.

    fonte: https://blog.mettzer.com/metodo-fenomenologico/

    Gaba: C