SóProvas


ID
3656050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Escrever “outra” história de uma América Latina indígena e afrodescendente violentada pela ambição estrangeira requer conhecimento nuançado das especificidades de cada território marcado pela colonialidade; demanda instrumentalização cultural e política popular, a partir e por esses territórios de mobilização e de luta. Pensar alternativas de vida e representatividade culturais deve ser um esforço coletivo para maximizar condições materiais de existência e minimizar o estigma social que subjuga sujeitos e grupos latino-americanos.


E. Costa. Ativação popular do patrimônio territorial na América
Latina. In: Revista Colombiana de Geografia, v. 6, n.º 2, p. 53-75.

Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, com relação às dimensões da cultura, às novas territorialidades e ao ensino de geografia.



A partir da elaboração de mapas mentais, o professor de geografia da educação básica pode construir, juntamente com os alunos, um conhecimento capaz de minimizar preconceitos de origem racial, étnica e de gênero.

Alternativas
Comentários
  • A construção de mapas mentais de maneira conjunta trás o sentindo de pertencimento dos alunos.
  • Certo. Ao construir mapas mentais junto ao aluno, o professor consegue abordar temáticas de forma ilustrativa e que tenham significado para o aluno. Por exemplo, ao falar sobre preconceitos, o professor pode pedir ao aluno para desenhar o que ele entende pelo assunto. Em seguida, apresentar a fundamentação teórica por meio de pesquisas em sítios de confiança que contenham imagens. Por fim, prof e aluno complementariam o desenho feito pela criança com novos desenhos e palavras-chave.