SóProvas


ID
3656056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Escrever “outra” história de uma América Latina indígena e afrodescendente violentada pela ambição estrangeira requer conhecimento nuançado das especificidades de cada território marcado pela colonialidade; demanda instrumentalização cultural e política popular, a partir e por esses territórios de mobilização e de luta. Pensar alternativas de vida e representatividade culturais deve ser um esforço coletivo para maximizar condições materiais de existência e minimizar o estigma social que subjuga sujeitos e grupos latino-americanos.


E. Costa. Ativação popular do patrimônio territorial na América
Latina. In: Revista Colombiana de Geografia, v. 6, n.º 2, p. 53-75.

Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, com relação às dimensões da cultura, às novas territorialidades e ao ensino de geografia.



A saída de campo constitui metodologia estruturante do ensino de geografia, mediante a qual o professor pode oportunizar a superação da dicotomia campo-cidade, trabalhando fora da sala de aula, em um mercado público, uma feira ou um supermercado, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Galera, bora juntar todo mundo que estuda para a área educacional e sempre solicitar o gabarito comentado do professor nas questões. Tem pouquíssimas comentadas por professores aqui no QC.

  • Certo. O professor deve buscar recursos e estratégias diversificados para que o aluno aprenda. A saída de campo é uma atividade que beneficia em diversos aspectos, como a vivência prática de conceitos importantes à compreensão do conteúdo. Por meio da experimentação o aluno tem a oportunidade de aprender de forma ativa, autônoma e significativa com maior facilidade.