SóProvas


ID
3656083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.


No Brasil, há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta, o que tem gerado cada vez mais empregos no setor secundário brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Quem dera. Se dessem tanta importância quanto ao setor agropecuário, o país poderia começar caminhar para frente.

    Fica uma reflexão.. Quantos sacos de soja um iphone vale..

  • muito pelo contrário, devido a grande evolução de tecnologia, existe a automação, substituído muito das vezes uma maquina por vários trabalhadores, logo há redução de desemprego.

  • Setores da Economia:

    Setor Primário -

    O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. 

    Setor Secundário -

    O setor secundário é o que abrange as fábricas e indústrias

    Setor Terciário -

    O setor terciário é o que se refere ao comércio a aos serviços

    Eu Pertencerei e você?

  • o grande desenvolvimento de tecnologias de ponta vem trazendo um forte desemprego em algumas areas.

    em outras palavras, a tecnologia causa o chamado desemprego estrutural.

  • GAB E

    PELO CONTRÁRIO REDUÇÃO DE EMPREGOS .

  • COM O AVANÇO E TECNOLOGIA DAS MAQUINAS, FEZ COM QUE, MUITAS FAMILIAS PERDESSEM O EMPREGO.

  • Secundário é indústria e fábricas.....Errada!!

  • tecnologia causa o chamado desemprego estrutural.

    Primário = matéria prima

    Secundário = fábricas e indústrias. 

    Terciário = comércio a aos serviços.

  • Enquanto os cursos de ciências humanas estiverem lotados....Só ladeira abaixo para o Brasil!

  • Infelizmente o Brasil não é conhecido por ser um desenvolvedor de tecnologia de ponta como a assertiva diz, grande parte da tecnologia disposta nos setores da economia provém da importação, principalmente de maquinários.

  • Continuem investindo em filosofia, artes cênicas, que só teremos profissionais que vão querer participar do BIG BROTHER BRASIL.

  • O Brasil não se destaca no desenvolvimento em tecnologias de ponta..

    Haja vista os aviões ( caças ) recentes que foram comprados de empresa sueca...

    Se desenvolvesse, não precisaria comprá-los...

  • No Brasil, há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta, o que tem gerado cada vez mais empregos no setor secundário brasileiro.

    ______

    Não há grande variedade...e, Cada vez MENOS empregos são evidenciados!

    [...]

    Respondendo a questão com outra semelhante, também cobrada pela banca:

    Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑

    R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!

    [...]

    Bons Estudos.

  • As indústrias de ponta são aquelas que têm como foco a alta tecnologia e a inovação constante. Envolvem mão -de -obra altamente qualificada, isto é, trabalhadores com títulos e especializações (cursos técnicos, graduação, mestrado, doutorado, etc.). Exemplos de indústria de ponta são as indústrias da informática, aeroespacial, eletroeletrônica, química e automobilística.

    Embora existam indústrias de ponta no Brasil, essa não é uma das características industriais do país. Predominam as indústrias de transformação, (indústria que transforma matéria -prima em um produto final ou intermediário). Nesse setor, se destacam os segmentos agroindustrial, metal -mecânico, da construção civil e o têxtil, que empregam a maior parte da mão -de -obra industrial do país.

    O país não se destaca como um dos que mais registram novas patentes no mundo. O setor secundário tem andado de lado, alternando períodos de crescimento e de queda da produção e do emprego industrial. Ou seja, o emprego não é crescente na indústria. 

    Fonte: Projeto Caveira

  • Será que a produção da Zona Franca de Manaus se dar com tecnologia de Ponta Brasileira?, claro que não! Exportação de equipamento, ficando ao Brasil um dos braços fortes, serviços! Mão de obra.

  • Com o, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. Em 2019, o Brasil ficou na 9ª posição.

    De acordo com o ranking, o Brasil foi superado em 2020 por Canadá, Coreia e Rússia.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/03/brasil-sai-de-lista-das-10-maiores-economias-do-mundo-e-cai-para-a-12a-posicao-aponta-ranking.ghtml

  • As indústrias de ponta, necessitam de mão de obra especializada e são pouco comuns no Brasil. Além de que a predominância industrial segue nas mãos das empresas que trabalham com o processo de matéria prima até o produto final, como por exemplo o têxtil.

    Gabarito Errado.

  • Grande parte da população brasileira não sabe mexer em um aplicativo de banco, mas tem instagram pra seguir participante de reality show. Pior, gastam tempo e energia votando em paredões. Ah que ponto chegamos. Muito legal assistirmos esses programas num momento de lazer, mas a partir do momento que se polariza, virando uma torcida contra outra, brigas na internet, começa a ser tornar preocupante!

  • tecnologia de ponta no Brasil? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    GAB: E

  • Empregos????

  • Infelizmente o Brasil carece de desenvolvimento tecnológico para indústria de ponta, de forma geral, é claro.

    Gabarito: errado

  • Nenhum governo neoliberal será capaz de mudar o gabarito dessa questão em anos futuros.

  • Seria ótimo.

  • Desnecessário a crítica do amigo abaixo referente ao investimento em filosofia. Muito pelo contrário, quem dera que tivesse a importância e investimento que ela merece na educação e formação de indivíduos, a filosofia liberta meus amigos, e junto com a ciências andam juntas, de mão dadas.

  • Pelo contrário . O Brasil importa tecnologia , principalmente quando se trata de maquinários ,com isso, diminuem as vagas de emprego para mão de obra .
  • GABARITO ERRADO

    O BRASIL É IMPORTADOR DE TECNOLOGIA

  • O texto associado aborda as inovações técnicas da sociedade e suas alterações no espaço geográfico. Sobre a dinâmica socioeconômica brasileira julgamos a afirmativa.

    No Brasil, o setor secundário vem perdendo participação na composição do Produto Interno há anos o que configura um processo de desindustrialização que é incompatível com uma grande variedade de patentes de tecnologia de ponta.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • O setor que mais emprega no Brasil é o setor TERCIÁRIO;

    Seguido pelo setor SECUNDÁRIO;

    e por último e não menos importante o setor PRIMÁRIO.

  • errado!!

    tem gerado o aumento do desemprego e aumento dos empregos Informais

  • Aumento da tecnologia e aumento de emprego não combinam

  • errado

    gera desemprego estrutural

  • A questão traduz o oposto da realidade.

    Gabarito - ERRADO