SóProvas


ID
3656098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

          A invenção e a difusão das máquinas e a elaboração de formas de organização mais complexas permitiram outros usos do território. Novas geografias desenham-se, sobretudo a partir da utilização de prolongamentos não apenas do corpo do homem, mas do próprio território, constituindo verdadeiras próteses. O período técnico testemunha a emergência do espaço da industrialização e da mecanização agrícola. São as lógicas e os tempos humanos impondo-se à natureza, situações em que as possibilidades técnicas presentes denotam os conflitos resultantes da emergência de sucessivos meios geográficos.


Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início
do século XXI. 7.ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 31 (com adaptações).

A respeito da dinâmica socioeconômica do território brasileiro, julgue o item que se segue.



A espacialidade industrial brasileira concentrou-se na região Sudeste devido à infraestrutura regional, que havia sido implantada desde o século XIX com a produção de café iniciada nesse período.

Alternativas
Comentários
  • O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:

    • Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

    • Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.

    • Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

  • GAB C

    ALÉM DISSO MUITAS RODOVIAS,IDA DE IMIGRANTES PARA TRABALHAREM NAS LAVOURAS DE CAFÉ,AUMENTO POPULACIONAL DESENFREADO E CONCENTRÇÃO DE INDÚSTRIAS.

  • A cafeicultura proporcionou condições favoráveis à industrialização, como acumulação monetária, infraestrutura desenvolvida e mão de obra do imigrante.

  • CERTO.

    Complementando com outra questão da banca...

    ↳ Um dos fatores que promoveram a concentração espacial foi a disponibilidade de capitais financeiros fornecidos pela cafeicultura. CERTO ☑

    R: O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferroviais. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.

    Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.

    [...]

    Bons Estudos.

  • Ao longo do século XIX, outras atividades econômicas despontaram na região, como o CULTIVO DO CAFÉ. Inicialmente, esse cultivo foi introduzido no estado do Rio de Janeiro, no início do século XIX, na região do rio Paraíba do Sul. Com o passar dos anos, a produção expandiu-se para os demais estados do Sudeste, principalmente em São Paulo.

  • A espacialidade industrial brasileira concentrou-se na região Sudeste devido à infraestrutura regional, que havia sido implantada desde o século XIX com a produção de café iniciada nesse período.

    ü Café nos séculos XIX e XX, no Sudeste. Transformou o sul do país e assegurou a sua decolagem econômica.

    1.    A partir dos anos de 1990, percebesse no Brasil uma reestruturação produtiva e os investimentos anunciados/realizados após o Plano Real não determinaram uma trajetória de crescimento econômico, capaz de reduzir as disparidades socioeconômicas nos âmbitos inter e intra regionais. Aconteceram algumas mudanças intrassetoriais e regionais que foram importantes, como no caso dos setores automobilísticos, têxtil, calçadista, e de frigoríficos. Porém, este movimento não gerou mudanças muito importantes na configuração da dinâmica regional brasileira, e o estado de São Paulo permaneceu como o núcleo central da acumulação de capital do país.

    O crescimento industrial inicial se deu de forma concentrada, com grande destaque para os estados da atual região sudeste do país. No inicio do século XX, caía a participação das companhias estadunidenses no Brasil. Após a segunda guerra mundial, diversas empresas estrangeiras se instalaram no Brasil. 

  • Na época da República Velha, São Paulo dominava o setor cafeeiro e devido a isso, lá existiam as pessoas mais ricas, os burgueses. Quando houve a falta de fornecimento dos produtos importados da Europa, que estava atuando na segunda guerra mundial e por conta disso não conseguiu atender a demanda brasileira, os burgueses de SP por meios próprios, sem auxílio do Estado começaram o processo de industrialização. Também houve a ajuda da mão de obra imigrante, que eram por vezes especializadas em calçados e etc. Com o governo do J.K e Getúlio Vargas, a industrialização em São Paulo continuou a crescer fortemente, e atualmente, SP é o local mais industrializado do país.

    Gabarito Certo.

    Rumo à PMAL.

  • O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferrovias. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.

    Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.

  • GABARITO CORRETO

    O processo industrial se inicia na Inglaterra, no século XVIII, teve como principal transformação de produção de mercadoria. No Brasil as primeiras indústrias surgem no final do século XIX, através da implementação do capital excedente da produção cafeeira, temos como principais características:

  • Muito bom ver os textos de Milton Santos nas provas da cespe

    PMAL2021

  • correto!!!

    com a quebra da bolsa nova Iorque, em 1929, viu-se a necessidade da fabricação dos próprios produtos aqui no Brasil, uma vez que os Estados Unidos era um grande consumidor café. Logo, se o seu maior comprador não tem dinheiro para comprar seu produto você também será impactado. A guerra também foi um fator importante. Como o Brasil era altamente dependente dos produtos importados, no período da guerra não se podia importar nada, obviamente pelo fato da guerra

  • A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. Sobre o início do processo de industrialização no Brasil, julgamos a afirmativa.

    A produção de café na Região Sudeste produziu intensa acumulação de capitais que teve parte reinvestida em infraestrutura de transporte e armazenamento. Estes equipamentos foram mais tarde decisivos no auxílio a implantação das primeiras indústrias brasileiras a formarem um parque industrial. 
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • COM A CRISE DE 1929, QUE AFETOU O SETOR DO CAFÉ OS PRODUTORES DE CAFE TINHAM MUITO DINHEIRO E DECIDIRAM IMPULSIONAR A INDUSTRIALIZAÇAO BRASILEIRA INVESTINDO, EM DIVERSOS SETORES INDUSTRIAIS