SóProvas


ID
3656161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com a inclusão da educação infantil na BNCC, foi dado um importante passo no processo histórico de integração da educação infantil ao conjunto da educação básica. Conforme indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, essas mudanças impõem desafios como a elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da educação básica, mas também entre as duas fases do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais.


A esse respeito, julgue o item subsecutivo.


A transição da educação infantil para o ensino fundamental requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas e se garanta a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Nesta passagem das séries, o ensino de geografia prende-se ao uso das diferentes linguagens verbais. Assim, há um processo de alfabetização quanto ao ensino de geografia ao que se refere às novas linguagens para interpretação do cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Prende-se ao uso das diferentes linguagens verbais?

    É sério que isso está certo?

  • Concordo com Mateus, a questão deveria ser anulada:

    Na passagem para o Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos

    vivenciam diversas mudanças biológicas, psicológicas, sociais e emocionais.[...] Nesse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades

    voltadas para o uso concomitante de diferentes linguagens (oral,

    escrita, cartográfica, estética, técnica etc.).. BNCC, p. 355-356.

  • Concordo. Questão deveria ser anulada. Linguagem verbal è apenas a fala ou texto. Excluindo imagens, mapas, fotos...

  • a palavra prende-se deixou a questão confusa.

  • Gabarito: Certo

    [...] Nesta passagem das séries, o ensino de geografia prende-se ao uso das diferentes linguagens verbais. Assim, há um processo de alfabetização quanto ao ensino de geografia ao que se refere às novas linguagens para interpretação do cotidiano.

    O ensino de geografia preso ao uso de diferentes linguagens verbais é no sentido de relacionar, vincular, associar, conectar, ligar. Esse preso é no sentido de ampliar e não de restringir. Por exemplo, posso utilizar quadrinhos, manchetes de jornais, noticiário em áudio ou TV em minha prática de ensino de geografia (e das outras componentes curriculares também :)) para o aluno entender o meio em que vive e ser capaz de modificá-lo.