-
Gabarito: Certo
Um dos efeitos positivos das barragens é a possibilidade na construção de hidrelétricas
-
barragens possuem efeitos positivos desde que obedeçam à política nacional de segurança de barragens (pnsb, ao estabelecer diretrizes para implementação e atuação do Sistema Nacional de informações sobre segurança de barragens e apreciar relatórios de segurança destes que são instrumentos Seguros e eficazes no acúmulo de água nas regiões secas e necessários para geração de energia elétrica em larga escala. fonte ebook: licenciamento ambiental Federal. autor: Diego da Rocha Fernandes ,Amazon ,página 373 . ano 2019.
-
Gabarito Errado
Cuidado com questões muito taxativas: "não possui efeito positivo"
-
GAB C
POSSUEM EFEITOS POSITIVOS.
-
GAB : ERRADO
---------------------
apesar dos "pesares" ela possui efeitos positivos.
"ruim sem ela, pior sem ela"
-
Traz efeitos positivos sim... para nós... porque para a natureza não vejo nenhum
-
MAIS FÁCIL QUE GANHAR PRO CURINTHIANS!
-
Se não houvesse efeitos positivos não teria construção. Simples!
GAB: E.
-
Gabarito: Errado.
Principais causas de impactos ambientais: Gases industriais, queimadas descontroladas, poluição dos rios etc...
Barragens são de efeitos positivos, desde que respeitados os procedimentos legais e toda documentação que visa proteger o meio ambiente.
-
Fala em efeitos positivos, para as pessoas de Brumadinho e Mariana.
-
De fato, a construção de barragens é uma das principais causas de impactos ambientais negativos no planeta, como alteração da paisagem terrestre e da biodiversidade dos rios.
Se essas construções, porém, não apresentassem qualquer benefício para a humanidade, por que iríamos construí-las? Ora, se as construímos é porque elas também apresentam benefícios para a sociedade, especialmente para manter ou elevar o nível de conforto com que estamos acostumados a viver.
Resposta: Errado
-
EFEITOS POSITIVOS:
PRODUÇÃO DE ENÉRGIA
GERÇÃO DE EMPREGOS
ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO PERÍODO DA SECA
NAVEGAÇÃO E ETC...
-
Pontos positivos: geração de emprego e renda, fornecimento de energia limpa e renovável, dentre outros.
Gab: E
-
GAB: ERRADO
COMPLEMENTANDO: A construção de hidrelétricas e conseqüentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades.
-
1o período da faculdade de biologia essa.
Tempo bom
-
sempre leia a questão até o final!
sempre leia a questão até o final!
sempre leia a questão até o final!
-
Pontos positivos da construção de uma barragem:
- Proteção contra cheias das áreas a jusante;
- Aumento das possibilidades de pesca;
- Controle de enchentes;
- Aumento de produção de peixes por aquacultura.
-
Sim, as barragens geram muitos problemas como a alteração da paisagem, o deslocamento das pessoas que ali habitavam, a morte de boa parte da vegetação etc. Porém, dizer que não trás pontos positivos extrapola demaaaais.
-
A construção de barragens causa impactos positivos, como: geração de emprego, aumento de renda das regiões próximas.
-
oq tem haver Gabriel? sobre trabalho ou aumento de renda ? a questão é sobre impactos positivos na natureza não no bolso dos outros.
-
TEM QUE TER ALGO DE POSITIVO, SENÃO NÃO TEM PORQUE FAZER ALGO TÃO CARO E DEMORADO
-
EXTRAPOLAÇÃO
-
A questão acima tem como tema a poluição das águas e pede para o candidato analisar uma afirmativa e julgá-la como verdadeira ou falsa.
Para responder a questão, é importante que o candidato tenha em mente quais são os fatores que agravam a poluição das águas no mundo, e ter compreensão dos impactos causados por uma construção de uma barragem em um curso hídrico.
Para iniciar, é importante ressaltar que atualmente não existe uma grande quantidade de água disponível no Planeta. Entre a distribuição, temos 97% da água presente em oceanos e mares, e apenas 3% de água doce que é a mais utilizada pela população mundial atualmente.
Dessa água doce disponível na Terra, cerca de 69% estão presentes em geleiras e calotas polares, quase 30% estão nos níveis freáticos e aquíferos subterrâneos e apenas 0,3% estão em rios e lagos - que são as formas mais fáceis de obter água doce para o abastecimento da população -.
Tendo em vista essa baixa disponibilidade de água doce, é importante pensar em um plano de preservação das mesmas. Entretanto, muitas práticas inadequadas vem ameaçando a qualidade e a potabilidade de água, entre as quais podemos citar:
- Derramamento de petróleo nos oceanos e mares, o que prejudica a biodiversidade marinha (fauna e flora);
- A ausência de tratamento de esgotos domésticos e industriais, que acabam gerando uma intensa poluição das águas, uma vez que tratar esse esgoto ainda é considerado um processo caro;
- O uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes que acabam poluindo os níveis freáticos e aquíferos, responsáveis pelo recarregamento de rios em períodos sem chuvas;
- A expansão da urbanização no mundo, aumentando o lançamento de esgoto em rios e lagos;
- O lançamento de dejetos a partir da atividade mineradora. Exemplo: poluição de mercúrio a partir da extração de ouro.
- A grande produção de lixo, no qual sua decomposição gera o chorume - um líquido preto e altamente contaminador - que polui os níveis freáticos e aquíferos.
As barragens, que são construídas para fins de produção de energia hidroelétrica, irrigação e abastecimento hídrico, são feitas com o objetivo de aumentar o armazenamento de grandes quantidades de água. Entre as suas consequências negativas podemos citar a eliminação da biodiversidade, uma vez que ela altera o nível de água de um rio ou lago, a alteração do ecossistemas, o desperdício de água e o assoreamento de rios, uma vez que a vegetação do entorno precisa ser desmatada.
Embora tenha vários problemas ambientais, as barragens não são as grandes causadoras de impactos negativos aqui no Planeta. No que diz respeito a poluição das águas os grandes problemas são o lançamento de esgoto (em razão do crescimento da urbanização no mundo), a contaminação causada pelo derramamento de petróleo, o uso excessivo de agrotóxicos e o lançamento de metais pesados nas águas - oriundos de atividades de mineração -.
Como as barragens não são as principais causas de impactos ambientais no Planeta, a assertiva está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Dica de ouro :
Tudo tem pontos negativos e positivos
-
Não vamos levar ao pé da letra. "efeitos positivos" quer dizer efeitos positivos A PARTIR DA construção de barragens, há por exemplo, a geração de energia hidráulica / elétrica para as cidades, indústrias, etc.