SóProvas


ID
365632
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma área na qual se percebe de maneira evidente a atuação da enfermagem é a área do cuidado com feridas. Borges et al. (2007) registram que cuidar de lesões envolve muito mais do que simplesmente trocar o curativo. O profissional de enfermagem precisa saber anatomia da pele, processo de cicatrização, avaliação global do portador de feridas, fatores que interferem na cicatrização, técnicas de curativos e coberturas mais utilizadas.

Considerando a competência do técnico de enfermagem nesse campo, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O processo de cicatrização por primeira intenção ocorre quando a pele é cortada de maneira asséptica, limpa e as bordas são aproximadas pelas suturas ou outros meios.

( ) Na classificação da úlcera de pressão, o estágio dois é definido quando o tecido lesado apresenta comprometimento da epiderme, derme e subcutâneo.

( ) É função do técnico de enfermagem realizar o desbridamento autolítico e químico prescrito pelo enfermeiro após avaliação da ferida.

( ) A limpeza do leito da ferida deverá ser realizada com jatos de solução salina isotônica (0,9%) morna para remover os corpos estranhos e os tecidos frouxamente aderidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • - Definição:

    Úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento.

    - Estágio I:

    Pele intacta com hiperemia de uma área localizada que não embranquece, geralmente sobre proeminência óssea. A pele de cor escura pode não apresentar embranquecimento visível: sua cor pode diferir da pele ao redor.

    - Estágio II:

    Perda parcial da espessura dérmica. Apresenta-se como úlcera superficial com o leito de coloração vermelho pálida, sem esfacelo. Pode apresentar-se ainda como uma bolha (preenchida com exsudato seroso), intacta ou aberta/ rompida.

    - Estágio III:

    Perda de tecido em sua espessura total. A gordura subcutânea pode estar visível, sem exposição de osso, tendão ou músculo. Esfacelo pode estar presente sem prejudicar a identificação da profundidade da perda tissular. Pode incluir descolamento e túneis.

    - Estágio IV:

    Perda total de tecido com exposição óssea, de músculo ou tendão. Pode haver presença de esfacelo ou escara em algumas partes do leito da ferida. Freqüentemente, inclui descolamento e túneis.

    - Úlceras que não podem ser classificadas:

    Lesão com perda total de tecido, na qual a base da úlcera está coberta por esfacelo (amarelo, marrom, cinza, esverdeado ou castanho) e/ou há escara (marrom, castanha ou negra) no leito da lesão

    (Profa. Dra. Maria Helena Larcher Caliri)


  • Técnico de enfermagem não faz desbridamento quimico!! Não em 2019
  • Questão desatualizada, porém por eliminação era possível respondê-la. Em 2020, técnicos de enfermagem NÃO realizam desbridamento químico.