-
GABARITO: LETRA B
Atributos da redação oficial
A redação oficial deve caracterizar-se por:
Clareza e precisão;
Objetividade;
Concisão;
Coesão e coerência;
Impessoalidade;
Formalidade e padronização; e
Uso da norma padrão da língua portuguesa.
(...)
Concisão
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.
MRPR.
-
As principais características do texto oficial são:
• clareza e precisão: é considerado claro o texto que possui imediata compreensão pelo leitor.
• objetividade: ser objetivo é ir direto ao assunto que deseja abordar, sem voltas ou redundâncias. Para que essa característica seja alcançada, é preciso que o redator tenha claro qual a ideia principal e quais as secundárias.
• concisão: possui essa qualidade o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se trata de eliminar passagens substanciais do texto, mas excluir palavras inúteis, redundâncias e palavras que nada acrescenta ao que já foi dito.
• coesão e coerência: um texto é coeso e coerente quando, durante a leitura, se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão dando continuidade uns aos outros, ou seja, todos estão entrelaçados.
• impessoalidade: este atributo, que decorre de princípio constitucional, determina que a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral do cidadão. Sendo assim, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência das impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
• formalidade e padronização: as comunicações administrativas devem ser sempre formais. A formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação e também à necessária uniformidade das comunicações. O uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais, dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas.
-
LETRA B
-
A) Clareza e precisão
B) Concisão
C) devem sempre serem formais - Formalidade
D) deve-se seguir o padrão - Padronização
E) Coesão e coerência com parágrafos e frases interligadas facilitando a compreensão da mensagem transmitida.
-
Transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se possua, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto.
-
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos da redação
oficial.
a) O atributo da clareza é que possibilita imediata compreensão pelo leitor, ou seja, transmite informações de forma transparente, que facilita o entendimento do texto por parte do leitor. Portanto, esta alternativa está incorreta.
b) A concisão
é que determina que o texto deve transmitir o máximo de informações com o mínimo de
palavras e, para isso, deve excluir palavras inúteis, redundâncias e
passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Sendo assim, esta é a alternativa correta.
c) Os atributos estabelecidos pelo manual de redação não sugerem que o texto oficial seja estruturado em trechos menos formais do que o usual. Pelo contrário, tal manual enfatiza que as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Assim, esta alternativa está incorreta.
d) Na redação oficial não existe uma maneira própria do texto ser redigido, mas a que pode ser entendida por todos, ou pelo menos pela maioria dos cidadãos. Para isso, são de suma importância os atributos da formalidade e padronização, que inclui o uso da norma culta. Desse modo, verificamos que esta alternativa está incorreta.
e) Ao redigir um texto oficial não é preciso se preocupar com a celeridade, mas com a clareza com que as informações são passadas. Para isso, o atributo da precisão determina que é preciso ler, reler, revisar o texto escrito com o objetivo de avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. Sendo assim, identificamos que esta alternativa está incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.