SóProvas


ID
365653
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção e a prevenção de qualquer mudança nos fatores condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle desses agravos.

Analise as seguintes afirmativas acerca da vigilância epidemiológica e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O escorpianismo é o envenenamento causado pela inoculação de toxinas através do ferrão de escorpiões, podendo ocasionar alterações locais (na região da picada) e sistêmicas, sendo que indivíduos adultos constituem o grupo mais susceptível ao envenenamento sistêmico grave.

( ) Na abordagem ao paciente com suspeita de dengue, torna-se necessária a realização da prova do laço. Esta deve ser feita com o esfigmomanômetro, onde se obtém o ponto médio entre a pressão arterial máxima e mínima, mantendo-se essa pressão por cinco minutos. Se aparecerem petéquias abaixo do aparelho com um número de 5 por polegada, a prova é considerada fortemente positiva.

( ) A varicela é uma doença benigna que requer atenção quando acomete gestantes, pois pode resultar em implicações para o feto como baixo peso ao nascer, cicatrizes cutâneas, microftalmia, catarata e retardo mental.

( ) A rubéola, a dengue e as doenças meningocócicas compõem a lista nacional de doenças de notificação compulsória.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (F) Os acidentes escorpiônicos (ESCORPIONISMO) ocorrem com freqüência e são potencialmente graves em extremos de faixa etária. 50% dos acidentes notificados provêm dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo e a maioria em meses quentes e chuvosos. Os escorpiões de importância médica pertencem ao gênero Tityus e são: T.serrulatus, T.trivittatus, T.bahiensis e T.stigmurus. Registra­se grande dispersão do T.serrulatus devida reprodução por partenogênese. A maioria dos casos tem curso benigno. Letalidade é de 0,58%, os óbitos tem sido associados, com maior freqüência, a acidentes causados por T.serrulatus, ocorrendo mais comumente em crianças menores de 14 anos. 

    Quadro Clínico: Acidentes por T.serrulatus são os mais graves. A dor local (ardor, queimação ou agulhada) pode ser acompanhada por parestesias, aumentar de intensidade à palpação e irradiar­se para a raiz do membro acometido. Ponto(s) de inoculação nem sempre são visíveis, na maioria dos casos, há apenas discreto eritema e edema, podendo­se observar também sudorese e piloereção local. Nos acidentes moderados e graves, principalmente em crianças, após minutos até poucas horas (2­3h), podem surgir manifestações sistêmicas. 

    (F) A prova do laço deverá ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue durante o exame físico. 

    • desenhar um quadrado de 2,5cm de lado (ou uma área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a PA (deitada ou sentada;

     • calcular o valor médio:(PAS+PAD)/2; 

    • insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos em adulto (em crianças, 3 minutos) ou até o aparecimento de petéquias ou equimoses;

     • contar o número de petéquias no quadrado.A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; 

    A prova do laço é importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois é a única manifestação hemorrágica do grau I de FHD representando a fragilidade capilar. 

    (V) A infecção materna no primeiro ou segundo trimestre da gestação pode resultar em embriopatia. Nas primeiras 16 semanas de gestação há maior risco de lesões graves ao feto, resultando em baixo peso ao nascer, cicatrizes cutâneas, microftalmia, catarata e retardo mental.

    Gestantes que tiverem contato com casos de varicela e herpes-zoster devem receber a imunoglobulina humana contra este vírus.

    (V) http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da saude/servicos/lista_nacional_de_doencas_de_notificacao_compulsoria_.pdf

  • Item I: errado: (F) Os acidentes escorpiônicos (ESCORPIONISMO)

    ocorrem com freqüência e são potencialmente graves em extremos de faixa etária.

    Item II: errado: (F) A prova do laço deverá ser realizada obrigatoriamente em todos os

    casos suspeitos de dengue durante o exame físico. Desenhar um quadrado de 2,5cm de lado (ou uma área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a PA (deitada ou sentada. Insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por cinco minutos em adulto (em crianças, 3 minutos) ou até o aparecimento de petéquias ou equimoses; contar o número de petéquias no quadrado.A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou

    mais em crianças; 

     Item IIII (v):A infecção materna por varicela no 1º ou no 2º trimestre da gestação pode resultar em embriopatia, aborto ou má formação. Nas primeiras 16 semanas de gestação, pode causar a síndrome da varicela congênita que se caracteriza por baixo peso ao nascer, malformações das extremidades, cicatrizes cutâneas, microftalmia, catarata e retardo mental A rubéola, a dengue e as doenças meningocócicas compõem a lista nacional de doenças de notificação compulsória

    Item IV (v): A rubéola, a dengue e as doenças meningocócicas compõem a lista nacional de doenças de notificação compulsória.