SóProvas


ID
365662
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem na fase perioperatória inclui os cuidados de enfermagem ministrados antes ( pré-operatório), durante (transoperatório) e depois( pós-operatório) de uma cirurgia. Esses procedimentos podem ocorrer no hospital, em um centro cirúrgico ligado a um hospital, em um centro cirúrgico isolado, em consultório médico ou em ambulatório. Em qualquer desses espaços, os cuidados de enfermagem desenvolvidos pelo técnico de enfermagem podem ser específicos, de acordo com o tipo de cirurgia e condições do paciente, ou podem ser cuidados comuns, independentemente da cirurgia e do local de sua realização.

Assim, considerando a assistência de enfermagem na fase perioperatória, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) O jejum é recomendado antes de procedimentos eletivos que exijam anestesia geral, anestesia local ou sedação. O técnico de enfermagem deve remover os líquidos e alimentos sólidos da cabeceira do paciente e colocar um aviso na cama para alertar os profissionais de saúde assistenciais e familiares sobre as restrições do jejum. 
    NÃO É NECSSÁRIO JEJUM PARA 
    anestesia local , A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.
  • O jejum é obrigatório para todas as cirurgias inclusive as locais. Já trabalhei em bloco cirúrgico e lá também se procedia assim, até porque tem certas reações que são imprevisíveis e se ocorrer uma urgência o paciente precisa estar em jejum para um possível procedimento de urgência como é o caso da intubaçao. Para não ficar só em minhas palavras segue o link que confirma essa informação:    http://www.vanessa.med.br/?p=41

  • o maior erro está em dizer pra manter a dentadura na boca durante a cirurgia.

  • Antes do início de qualquer procedimento cirúrgico é fundamental identifica o paciente, chamando-o pelo nome, checando a pulseira de identificação ou conferindo seus dados com quem o transportou; além disso, deve-se verificar se o prontuário está completo, se os cuidados pré-operatórios foram realizados, se há anotações sobre problemas alérgicos e condições físicas e emocionais.

    A cirurgia eletiva é aquela pré agendada, logo é possível tomar todos os cuidados para minimizar qualquer desconforto ou complicações pós operatórias. A manutenção do jejum de 6 a 12 horas antes da cirurgia objetiva evitar vômitos e prevenir a aspiração de resíduos alimentares por ocasião da anestesia. Logo, o técnico de enfermagem deve remover os líquidos e alimentos sólidos da cabeceira do paciente e colocar um aviso na cama para alertar os profissionais de saúde assistenciais e familiares sobre as restrições do jejum. 

    No momento de encaminhar o cliente ao CC, deve-se observar e comunicar quaisquer anormalidades em relação aos preparos prescritos no dia anterior, tais como manutenção do jejum, realização da higiene oral e corporal e administração de medicação préanestésica. E ainda verificar e anotar os sinais vitais, vestir-lhe a roupa hospitalar (avental, touca e propés), certificar-se da remoção de próteses dentárias (visando evitar seu deslizamento para as vias aéreas inferiores durante a anestesia) e oculares (visando evitar lesões na córnea), jóias e adornos. Ou seja, a alternativa C está incorreta.

    A RPA é a área destinada à permanência do cliente imediatamente após o término do ato cirúrgico e anestésico, onde ficará por um período para prevenção ou tratamento de possíveis complicações. Neste local aliviará a dor pós-operatória, padrões respiratórios, circulatórios, neurológicos e será assistido até a volta dos seus reflexos, normalização dos sinais vitais e recuperação da consciência.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde do adulto, assistência cirúrgica, atendimento de emergência / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de