SóProvas


ID
3657391
Banca
IADHED
Órgão
Prefeitura de Araguari - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cidadão de lixo


Ao mesmo tempo, eles reclamam de morar numa cidade suja e culpam o governo pela incivilidade

DESENVOLVEU-SE UMA tecnologia de baixo custo para a construção de caixas-d'água a partir da reciclagem das lixeiras de plástico. A notícia deveria animar os defensores do ambiente se a descoberta ecologicamente correta não se transformasse, na cidade de São Paulo, num negócio lucrativo e penalmente incorreto: na madrugada, quadrilhas furtam as lixeiras, ajudando a sujar ainda mais as ruas. O efeito poluidor das quadrilhas é fortalecido pelos cidadãos comuns.

Pesquisa realizada pela H2R, divulgada na semana passada, revela que 76% dos paulistanos admitem jogar lixo na rua, contribuindo para as enchentes e, assim, atraindo ratos e baratas. Ao mesmo tempo, eles reclamam de morar numa cidade suja e culpam o governo pela incivilidade. Essa contradição, quase cômica, revela a alma nacional e mostra a cidadania de lixo. A cidadania de lixo é a chave para entender uma boa parte dos problemas brasileiros. (...)

GILBERTO DIMENSTEIN

Extraído de: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2204200722.htm. Acesso em 23\10\2019.

Uma leitura atenta do texto nos permite dizer que ele é predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Temos um texto dissertativo-argumentativo. O autor defende a ideia de que as pessoas reclamam de morar numa cidade suja e culpam o governo pela incivilidade, mostrando que quem reclama tem uma grande parcela de culpa.

    ➥ Este tipo de texto apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias apresentadas de forma lógica. Com razoável grau de objetividade, clareza, respeito pelo registro formal da língua e coerência, seu intuito é a defesa de um ponto de vista que convença o interlocutor (leitor ou ouvinte).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ARGUMENTO: "Essa contradição, quase cômica, revela a alma nacional e mostra a cidadania de lixo. A cidadania de lixo é a chave para entender uma boa parte dos problemas brasileiros. (...)"

  • A opinião do autor é nítida!

    Se o autor faz JUÍZO DE VALOR para qualquer situação, temos ali uma opinião.

    Juízo de valor - adjetivar, dizer se é bom ou ruim.

    O fato é fato! Sem características. Simplesmente acontece.

    A partir do momento do momento que eu adjetivo o fato, tem-se uma opinião.

    Fato: roubam as lixeiras.

    Opinião 1 - vagabundos roubando o que é público (Sgt. Fahur)

    Opinião 2 - vítimas da sociedade tentando sobreviver (Maria do Rosário)