☆ Gabarito D
• O espaço amostral de um experimento, representado por S, é o conjunto de todos os resultados possíveis desse experimento.
• Evento é qualquer grupo (subconjunto) de resultados contidos no espaço amostral S. O evento é denominando simples se consistir um único resultado e composto se consistir em mais de um resultado.
• Um experimento é qualquer ação ou processo cujo resultado está sujeito à incerteza.
Exemplo prático:
Lançar 2 vezes uma moeda honesta.
C - Cara
K - Koroa
Espaço Amostral (S):[Todos os casos possíveis]
CC
CK
KC
KK
Evento(E) : Retirar cara 2 vezes.
CC (subconjunto)
Probabilidade(Retirar cara 2 vezes) = N°Casos favoráveis/N° CasosTotais
=1/4.
• O termo probabilidade se refere ao estudo da aleatoriedade e da incerteza. Em qualquer situação em que ocorrem diversos resultados, a teoria da probabilidade oferece métodos de quantificação das chances ou possibilidades de ocorrência associadas aos diversos resultados.
Fonte: Estatística para Engenharia,Jay L Devore.
Experimento aleatório: são experimentos que, quando repetidos em condições iguais, podem fornecer resultados diferentes. Por exemplo, o lançamento de um dado é um experimento aleatório, pois, cada vez que o dado é jogado pode-se obter um número diferente, que antes do lançamento, é desconhecido.
Espaço amostral ( S ) : É o conjunto de todas as possibilidades possíveis. S: {1,2,3,4,5,6}.
III. Evento ( E) : é o resultado desejado. É um subconjunto do espaço amostral (S). Por exemplo, o evento “ocorrência de uma face par em um lançamento” é o subconjunto {2; 4; 6}.