-
GABARITO: D
Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.
Para Weber, a ideia de burocracia está intrinsecamente ligada ao conceito de autoridade. Segundo ele, existem três formas de autoridade:
Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Pode ser encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. Nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada.
Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.
Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce.
-
O tipo ideal de burocracia, segundo Weber, apresenta como características principais:
- o caráter racional-legal das normas e regulamentos, caráter formal das comunicações, profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional e disciplina, impessoalidade, o formalismo, divisão do trabalho, competência técnica e meritocracia, rotinas e procedimentos padronizados, separação da propriedade.
Weber distinguiu três tipos de autoridade ou dominação:
Tradicional - transmitida por herança, conservadora;
Carismática - baseada na devoção afetiva e pessoal e no arrebatamento emocional dos seguidores em relação à pessoa do líder;
racional legal ou burocrática – baseada em normas legais racionalmente definidas e impostas a todos.
Para Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência e para conseguir essa eficiência, precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Gabarito: D
-
LETRA D
-
Para respondermos à questão,
vamos à análise das alternativas:
A) ERRADO. Joseph Juran, juntamente
com Deming, foi um dos introdutores de revolução da qualidade no Japão. Entre
seus principais trabalhos, destaca-se a trilogia da qualidade: planejamento,
controle e aperfeiçoamento. O trabalho de Juran não está relacionado à
implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não
pode ser o gabarito da questão em análise.
B) ERRADO. William Edwards Deming foi o introdutor do movimento da
qualidade no Japão. Deming, entre outros trabalhos voltados para a gestão da
qualidade, criou 14 princípios para o controle de qualidade. O trabalho de
Deming não está relacionado à implantação de uma administração burocrática.
Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
C) ERRADO. John Watson voltou seus estudos da Administração para as
pessoas. Suas teorias estão focadas nas análises comportamentais e na teoria
das relações humanas. Portanto, o trabalho de Watson não está relacionado à
implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não
pode ser o gabarito da questão em análise.
D) CERTO. Max Weber focou sua Teoria na concepção de homem enquanto
“Homem Organizacional". Weber desenvolveu sua teoria sobre as organizações
formais e burocráticas, com foco na profissionalização, na especialização, na
padronização, na meritocracia e na impessoalidade. Portanto, podemos afirmar
que ele é principal autor e referência da Teoria Burocrática. Sendo assim, é o
gabarito da questão em análise.
E) ERRADO. Edward Bradford Titchener é um autor da Teoria Estruturalista
de administração e possuía uma linha de estudos focada na análise das partes
que formam as experiências conscientes das pessoas. Portanto, o trabalho de
Titchener não está relacionado à implantação de uma administração burocrática.
Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
LETRA D
A) ERRADO. Joseph Juran, juntamente com Deming, foi um dos introdutores de revolução da qualidade no Japão. Entre seus principais trabalhos, destaca-se a trilogia da qualidade: planejamento, controle e aperfeiçoamento. O trabalho de Juran não está relacionado à implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
B) ERRADO. William Edwards Deming foi o introdutor do movimento da qualidade no Japão. Deming, entre outros trabalhos voltados para a gestão da qualidade, criou 14 princípios para o controle de qualidade. O trabalho de Deming não está relacionado à implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
C) ERRADO. John Watson voltou seus estudos da Administração para as pessoas. Suas teorias estão focadas nas análises comportamentais e na teoria das relações humanas. Portanto, o trabalho de Watson não está relacionado à implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
D) CERTO. Max Weber focou sua Teoria na concepção de homem enquanto “Homem Organizacional". Weber desenvolveu sua teoria sobre as organizações formais e burocráticas, com foco na profissionalização, na especialização, na padronização, na meritocracia e na impessoalidade. Portanto, podemos afirmar que ele é principal autor e referência da Teoria Burocrática. Sendo assim, é o gabarito da questão em análise.
E) ERRADO. Edward Bradford Titchener é um autor da Teoria Estruturalista de administração e possuía uma linha de estudos focada na análise das partes que formam as experiências conscientes das pessoas. Portanto, o trabalho de Titchener não está relacionado à implantação de uma administração burocrática. Portanto, essa alternativa não pode ser o gabarito da questão em análise.
-
Gente e esse acento em apoia?