Gabarito E
MODELO BUROCRATICO
1938 - Max Weber
(GOVERNO VARGAS)
(Aplicada na administração pública e privada)
Criação do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público em 1938 - para implantação do modelo burocrático.
O modo mais seguro de evitar o nepotismo, clientelismo e a corrupção no serviço público, é ATRAVES Controle rígido dos processos e procedimentos.
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA:
o Caráter legal das normas;
o Autorreferente (o foco é administrativo, deixando o cidadão de lado);
o Caráter formal das comunicações;
o Divisão do trabalho;
o Impessoalidade do relacionamento;
o Hierarquização da autoridade;
o Rotinas e procedimentos;
o Competência técnica e mérito (individual de cada indivíduo);
o Especialização da administração;
o Valorização do Servidor público;
o Profissionalização;
o Previsibilidade no funcionamento;
o Dá forma à dominação racional-legal;
o controle a priori;
MODELO GERENCIAL
PDRAE (Plano diretor da reforma do aparelho do estado - 1995)
Reforma do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). Bresser.
Meta: Implantar gerencialismo. (Governo FHC)
A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.
CARACTERISTICA
o Foco no cidadão;
o Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.
o Maior controle e foco nos resultados (Controle a posteriori);
o Ênfase no uso de práticas de gestão originadas no setor privado.
o Enxugamento da máquina pública.
o Disciplina e parcimônia no uso dos recursos públicos por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho transparentes.
MODELO SOCIETAL
Movimentos sociais brasileiros, que tiveram início nos anos 1960 e desdobramentos nas três décadas seguintes. Enfatiza a participação social e procura estruturar um projeto político que repense o modelo de desenvolvimento brasileiro, a estrutura do aparelho de Estado e o paradigma de gestão.
• Dimensão sociopolítica: Não há uma proposta para a organização do aparelho do Estado e enfatiza iniciativas locais de organização e gestão pública.
• Participativo no nível das instituições: enfatizando a elaboração de estruturas e canais que viabilizem a participação popular.
• Gestão social: enfatiza a elaboração de experiências de gestão focalizadas nas demandas do público-alvo, incluindo questões culturais e participativas.
• Visão alternativa do desenvolvimento;
• Concepção participativa e deliberativa de democracia associada à noção de gestão social,
• Reinvenção político-institucional e novo perfil de gestor público
✅ Gabarito: E
Avanços e distorções na administração pública do Brasil
O processo de modernização da administração pública no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1990, seguiu alguns padrões, entre eles a fragmentação institucional e a separação entre a formulação e a implementação política. A retórica da reforma dos anos 1990 avançou do ponto de vista da utilização do conceito de governança e dos princípios políticos que orientaram as propostas, quais sejam: participação, accountability, controle social.
[...]
A reforma gerencial no Brasil, inspirada no gerencialismo britânico, também recebeu influência dos princípios da new public management (NPM). Assim, o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, coordenado pelo Ministério da Administração e Reforma do Estado (Brasil, 1995), fortemente apoiado na new public management e na progressive governance, incorporou muitos elementos do paradigma neodesenvolvimentista. A implantação da NPM no Brasil procurou delinear um novo padrão de gestão pública, a denominada "administração gerencial", apoiada nos princípios da flexibilidade, ênfase em resultados, foco no cliente e controle social.
Fonte:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122008000100004
O accountability é o ato de responsabilização, obrigação, controle, compromisso e transparência e promove a prestação de contas de todos os setores da empresa, permite delegar as responsabilidades com mais assertividade, equilibrando as situações de erros e conquistas, e punições e recompensas no cenário corporativo.
Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos.
Os serviços de outplacement, no início de seu desenvolvimento, eram somente oferecidos em países mais desenvolvidos.Com o advento da globalização, a solução se tornou um produto altamente procurado, e a prática de outplacement passou a ser mais procurada e oferecida em outros mercados.
Fonte: Wikipedia