- ID
- 3660340
- Banca
- FAFIPA
- Órgão
- Prefeitura de Maria Helena - PR
- Ano
- 2014
- Disciplina
- Engenharia Florestal
- Assuntos
Os atributos diagnósticos são critérios para a classificação de solos brasileiros, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Associe os atributos diagnósticos, a seguir, aos seus conceitos e assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:
A. Material Orgânico.
B. Material Mineral.
C. Caráter Alumínico.
D. Plintita.
E. Cerosidade.
( ) Se forma em ambiente úmido, pela segregação de ferro, importando em mobilização, transporte e concentração final dos compostos de ferro, que pode se processar em qualquer solo onde o teor de ferro for suficiente para permitir a segregação, sob a forma de manchas vermelhas brandas.
( ) Originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição, fragmentos de carvão finamente divididos, substâncias húmicas, biomassa meso e microbiana naturalmente presentes no solo, os quais podem estar associados a material mineral em proporções variáveis.
( ) É aquele formado, predominantemente, por compostos inorgânicos, em vários estágios de intemperismo. O material do solo é assim considerado quando não satisfizer o requisito exigido para material orgânico.
( ) É a concentração de material inorgânico, na forma de preenchimento de poros ou de revestimentos de unidades estruturais (agregados ou peds) ou de partículas de frações grosseiras (grãos de areia, por exemplo), que se apresentam em nível macromorfológico com aspecto lustroso e brilho graxo.
( ) Refere-se à condição em que o solo é caracterizado por teor de alumínio extraível ≥ 4 cmolc/kg de solo associado à atividade de argila < 20 cmolc/kg de argila, além de apresentar saturação por alumínio (100 Al+3/S + Al+3) ≥ 50% e/ou saturação por bases (V% = 100 S/T) < 50%.