A banana, cujo nome cientifico é Musa sp., atualmente é cultivada nas regiões localizadas nos trópicos e subtrópicos, abrangendo mais de 80 países ao redor do mundo. Os brasileiros produzem aproximadamente 5,74 milhões de toneladas de bananas por ano. A Sigatoka Negra foi descoberta em Honduras, em 1980, e entrou no Brasil pelo estado do Amazonas, na cidade de Benjamim Constant, fronteira com a Colômbia. Para controlar esta doença, manter a produtividade dos bananais dos estados infectados e retardar sua dispersão tem-se utilizado o controle químico e o controle rígido do trânsito interestadual de banana.
Entretanto, o custo do controle químico é bastante elevado, tornando o principal desafio dos pesquisadores de diferentes partes do mundo, inclusive do Brasil, o entendimento da genética e do genoma da banana, para seleção de genótipos resistentes, a serem utilizados em programas de melhoramento genético.
Desde 2001, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia juntamente com a Universidade Católica de Brasília (UCB), e outras instituições de 13 países formam o Consórcio Internacional “Musa Genomics”. Este consórcio tem como objetivo, em cinco anos, sequenciar todo genoma da banana, identificar e definir a função de cada gene e verificar o mapa completo da expressão gênica da banana durante seu desenvolvimento. O código genético da bananeira é relativamente pequeno, estima-se que tenha 500 a 600 milhões de pares de bases (como são chamadas as letras que formam o código genético) distribuídos em 11 cromossomos.
O cromossomo é uma fita longa de DNA, e compreendida por milhões de cópias de quatro letras (A, T, C e G) do código genético, bases do DNA em que estão arranjados os genes e as seções não codificadoras. Encontrar a ordem das sequências destas quatro letras, é o principal objetivo do projeto.
Cada genoma tem um “programa” para construir e pôr a funcionar um organismo.
(O Projeto Genoma da Bananeira – uma iniciativa mundial para o benefício dos pequenos produtores EMBRAPA – Recursos Genéticos e Biotecnologia, Candice M. R. Santos, Natália F. Martins, Felipe R. da Silva, Marcos Mota Costa, Manuel Teixeira de Souza Jr, com adaptações)
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta: