SóProvas


ID
3665071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2002
Disciplina
Geografia
Assuntos

As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda a sociedade: o emprego de natureza agrícola definha praticamente em todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer ou, pelo menos, parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. As políticas públicas dirigidas ao setor, portanto, não podem mais se orientar pelo reducionismo que nivela o rural ao agrícola. A desaceleração do êxodo rural em pleno crepúsculo do emprego agrícola sugere que velhos conceitos não servem mais como baliza para analisar o presente e planejar o futuro.

José Graziano da Silva. Globo Rural – tendências, n.º 186, abril/2001 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item a seguir.

Com o declínio das ocupações agrícolas, referido no texto, a população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas que não seguem o padrão de precariedade e baixo rendimento dos empregos criados na última década.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    PELO CONTRÁRIO AS RELAÇÕES TRABALHISTAS NA LAVOURA DA CANA AINDA CONTINUAM DE FORMA QUASE ESCRAVA.

    EM MUITOS CANAVIAIS DE FORMA TOTALMENTE MANUAL.

    -SETOR AGRÍCOLA DO BRASIL É O MAIS IMPORTANTE/ALIADO COM A PECUÁRIA.

  • Com o declínio das ocupações agrícolas, referido no texto, a população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas.

    De acordo com o texto, a população rural vem permanecendo estável.

    GAB: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    A população rural vem crescentemente se ocupando de atividades rurais não-agrícolas, porém, ainda seguem o padrão de precariedade e baixo rendimento dos empregos criados desde a década de 90.

    _________

    Bons Estudos.