SóProvas


ID
366676
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ao ler um laudo cadavérico, um delegado encontra a seguinte descrição: ferida na região occipital, com sinais de Benassi e de Werkgaertner. Esta ferida caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • REGIÃO OCCIPITAL: Que pertence ao occipício. Occipício é a parte posterior e inferior da cabeça, formada pelo osso occipital.
    SINAL DE BENASSI: caracteriza-se pela impregnação de pólvora e chumbo na tábua óssea do crânio nos tiros disparados à curta distância ou encostados.
    SINAL DE PUPPE WERKGAERTNER: caracteriza-se pela marca do cano da arma tatuada ao redor do orfício nos tiros encostados.
  • Questão um pouco confusa.

    O sinal de Puppe-Werkgaertner caracteriza-se pela não apresentação de osso por baixo da pele, já o sinal de Benassi ocorre o inverso (há osso por baixo).

    Logo, mesmo que a medicina legal não seja uma ciência exata, e sim de probabildiades, a questão não foi das mais bem elaboradas, embora, por exclusão, dê pra chegar à resposta.

    Bons estudos.
  • Sinal de Benassi é a fuligem preta que fica marcada no osso da vítima quando o tiro é disparado com o cano encostado e sobre um osso.
    Os tiros encostados ainda permitem deixar impressos na pele o chamado sinal de Werkgaertner representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.
    Fonte: Genival Veloso de França

  • Concordo com o colega Falcon. 
    Quando ocorre tiro com cano encostado e plano ósseo logo abaixo o que aparece é :
    Câmara de Mina de Hofmann e Sinal de Benassi.
  • Sinal de PUPPE-WERKGAERTNER – desenho da boca da arma no orifício de entrada do projétil de arma de fogo. Nem sempre aparece, mas se aparecer, sabe-se que o tiro foi disparado com o cano encostado. Para isso acontecer, o tiro deve ser dado na barrica, tórax etc – lugar para os gases entrarem e se espalharem. Isso ocorre quando não há osso por baixo. 

    Bem, como o colega disse não é uma matéria exata, todavia no material que tenho aqui do curso Praetorium fala isso ai!
  • De acordo com as alternativas dadas pela questão pode-se chegar à conclusão que a resposta correta, por exclusão, é facilmente detectada pelo fato de ser uma ferida na região occipital (região parte póstero-inferior do cérebro), com sinais de Benassi (a zona ou orla do esfumaçamento aparece ao redor do orifício de entrada, nos tiros encostados e impregnação de pólvora na tábua óssea) e ainda os sinais de Werkgaertner (marca da boca do cano da arma de fogo em tiro encostado).

    Alternativa correta: D


  • Nos tiros encostados, pode-se encontrar um halo de fuligem na lâmina

    externa do crânio, costelas e escápulas (Sinal de Benassi) e, na pele, o

    desenho da boca e da massa de mira do cano (Sinal de Werkgaertner).

    Bons Estudos!

  • Falou de Benassi e Werkgaertner

    Falou de Tiro Encostado

    Letra d)

  • letra D será Camara de Mina de Hoffman.. questão deveria sera anulada!

  • Resposta do qconcursos!

     

    De acordo com as alternativas dadas pela questão pode-se chegar à conclusão que a resposta correta, por exclusão, é facilmente detectada pelo fato de ser uma ferida na região occipital (região parte póstero-inferior do cérebro), com sinais de Benassi (a zona ou orla do esfumaçamento aparece ao redor do orifício de entrada, nos tiros encostados e impregnação de pólvora na tábua óssea) e ainda os sinais de Werkgaertner (marca da boca do cano da arma de fogo em tiro encostado).
     

    Alternativa correta: D

  • Gabarito “D”

     

    Região occiptal é a parte traseira (posterior) e inferior do crânio. Sinal de Benassi é o esfumaceamento ósseo nos disparos encostados, ou seja, fuligens que ficam grudadas na camada externa do osso que é atingido por um disparo encostado (no caso do crânio) e sinal de Werkgaertne é o desenho impressona pele pela boca do cano e massa de mira de uma arma de fogo, produzido pela ação contundente ou pelo aquecimento (ocorrendo também no caso de tiro encostado).

  • Acertei, mas acho que seria Hoffman.

  • Marquei a letra D mas para mim não tem nenhuma certa. Roberto Blanco afirma que o sinal de Werkgaertner se dá quando o tiro é encostado E NÃO HÁ PLANO ÓSSEO logo abaixo. Se tiver plano osseo abaixo não haverá o sinal de Werkgaertner uma vez que a pele vai explodir. Já o Sinal de Benassi e Mina de Hoffmann é tiro encostado com o plano osseo logo abaixo. Lembrando que o sinal de benaSSi é no oSSo e a câmara de minas de Hoffmann é na pele!

  • TIRO ENCOSTADO


    - Forma irregular (estrelado) pela dilaceração dos tecidos pelos gases explosivos (mina de Hoffmann)
    - Sem zona de tatuagem ou de esfumaçamento
    - Diâmetro do ferimento maior que o projétil (explosão dos gases)
    - Halo fuliginoso nos ossos: (sinal de Benassi)
    - Impressão (pressão) do cano da arma (sinal de Pupe-Werkgaertner)
    - Quando transfixante: trajeto com orifício de entrada e saída

     

    LUIS - QG

  • Questão absurda. Werkgaertner não tem plano ósseo por baixo. Com plano ósseo o sinal na pele seria Lesão em Boca de Mina de Hoffmann. Já o sinal de Benassi tá certo (é o sinal que aparece no osso no tiro com cano encostado). 

  • Comentário do professor

     

     

    De acordo com as alternativas dadas pela questão pode-se chegar à conclusão que a resposta corre...

    Autor: Daniele Duó , Mestra em Química (UERJ), Doutora em Química Ambiental (UERJ) e Doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ)

     

    De acordo com as alternativas dadas pela questão pode-se chegar à conclusão que a resposta correta, por exclusão, é facilmente detectada pelo fato de ser uma ferida na região occipital (região parte póstero-inferior do cérebro), com sinais de Benassi (a zona ou orla do esfumaçamento aparece ao redor do orifício de entrada, nos tiros encostados e impregnação de pólvora na tábua óssea) e ainda os sinais de Werkgaertner (marca da boca do cano da arma de fogo em tiro encostado).

  • GABARITO D


    CARACTERÍSTICAS DOS TIROS:

    Longa distância:

    -bordas invertidas;

    -orla de escoriação;

    -orla de enxugo (zona de alimpadura);

    -orla equimótica (zona de contusão).


    Curta distância:

    -zona de chamuscamento;

    -zona de tatuagem;

    -zona de esfumaçamento.


    Encostados:

    -câmara (boca) de mina de Hofmann;

    -sinal do funil de Bonnet;

    -sinal de Benassi;

    -sinal de Puppe-Wekgartner.


    Sinal de Benassi: Zona de tatuagem ou zona de esfumaçamento presente em Tiros encostados sobre superfícies ósseas - os sinais ficarão marcados ao redor do próprio osso (orifício de entrada).

    Sinal de Werkgaertner: Somente em tiros encostados, porém pode surgir em qualquer lugar do corpo. Basicamente é o desenho da boca do cano da arma sobre a superfície (por fuligem) quando o tiro é encostado.

     

    bons estudos

  • Sinal de Werkgaertner não tem plano osseo (pelo menos subjacente) embaixo...

  • Questão bastante confusa. Marquei a D, pois, ao meu ver é a "menos" errada.

    No entanto, Sinal de Puppe- Werkgaertner: Tiro disparado com o cano encostado na pele SEM osso por baixo, há um decalque da boca da arma na pele (representação da boca da arma).

    Ferida de boca de mina de Hoffman (na pele): tiro com cano encostado COM osso por baixo. 

    Sinal de Benassi: A fumaça suja o osso, mancha, resíduo/ sujeira de pólvora que tem no osso ao redor do ferimento. 

    Logo, incompatível o sinal Benassi e de Werkgaertner (se tratando de uma única lesão).

    O mais correto seria a presença do Sinal de Benassi e a ferida de boca de mina de Hoffman.