SóProvas


ID
366679
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA com respeito às asfixias.

Alternativas
Comentários
  • Por constrição do pescoço pelas mãos: estrangulamento. ERRADO

    Neste caso trata-se de estrangulamento MANUAL ou esganadura. O estrangulamento unicamente refere-se ao impedimento da penetração do ar produzido por um laço em torno do pescoço em que suas extremidades são puxadas pelas mãos ou outra forma de tração que não seja o peso da vítima (porque assim seria enforcamento).
  • A questão deveria ter sido anulada por se tratar de assertiva incompleta.
    Ratificando o que o colega afirmou, são tipos de asfixias mecânicas por constrição do pescoço, o enforcamento, o estrangulamento por laço, e o estrangulamento por mão, que é justamente a esganadura.
  • Letra A incorreta, vejamos:

    Esganadura: A esganadura é a asfixia mecânica pela constrição ântero-lateral do pescoço produzida pela ação direta das mãos. Não há sulcos, que cede seu lugar para marcas ou estigmas ungueais (marcas de unhas) e diversas escoriações, equimoses e hematomas.

    Estrangulamento: O estrangulamento pode ser definido como a constrição do pescoço por baraço mecânico (corda ou cordel) acionado por força estranha ao peso do próprio corpo. O sulco do estragulamento é transversal e horizontal, podendo eventualmente ser oblíquo

    Por eliminação e simetria da questão com o conceito de esganadura a questão parece estar errada ao afirmar que se tratava de um estragulamento, ao passo que conceituou esganadura.
  • ASSERTIVA A - INCORRETA. trata-se de esganadura, na qual não há sulco e não há laço. A força utilizada é a do próprio agressor, em regra, as mãos. Deixam marcas da pele como hematomas, equimoses, marcas de unhas.

    ASSERTIVA B - CORRETA.  Trata-se de asfixia por sufocação direta. sufocação – é a modalidade de asfixia mecânica provocada pelo impedimento, direto ou indireta, à penetração do ar atmosférico nas vias aéreas ou por permanência forçada em espaço fechado. Que é o caso de confinamento confinamento - modalidade de asfixia mecânica por sufocação direta de indivíduo enclausurado em espaço restrito ou fechado, sem renovação do ar atmosférico.

    OBS: QUANDO FALAR EM MUDANÇA DO MEIO GASOSO PARA O SÓLIDO LEMBRE DO SOTERRAMENTO: modalidade de asfixia mecânica resultante da obstrução direta das vias respiratórias quando a vítima se encontra mergulhada num meio sólido ou pulverulento; a causa jurídica é acidental.
     

    ASSERTIVA C - CORRETA. Trata-se de ENFORCAMENTO. Neste há LAÇO e há formação do SULCO, o qual é oblíquo, ascendente e descontínuo. A força exercida no enforcamento é a do próprio corpo da vítima. Pode, ainda, ser classificado como TÍPICO OU COMPLETO: suspensão total do corpo da vítima em relação ao chão. ATÍPICO OU INCOMPLETO: vítima com os pés no chão.

    ASSERTIVA D - CORRETA. Trata-se de caso de SUFOCAÇÃO, a qual pode ser DIRETA E INDIRETA. Na DIRETA a obstrução pode ser EXTERNA: aquela produzida nos orifícios externos do corpo, ou seja, boca e narina. INTERNA: em qualquer lugar da via respiratória, como exemplo, o engasgamento por alimentos, brinquedos, ou ainda o conhecido EDEMA DE GLOTE, provocado por alergias ou choques anafiláticos. Já a SUFOCAÇÃO INDIRETA é aquela em que se obstrui os movimentos da caixa toráxica, exemplos, indivíduo sob escombros, viga de concreto que cai sobre tórax da vítima de desabamento, impedindo a respiração.

    ASSERTIVA E - CORRETA. Trata-se de asfixia por mudança do meio gasoso para o líquido - afogamento – modalidade de asfixia mecânica desencadeada pela penetração de líquido nas vias respiratórias, por permanência da vítima totalmente ou apenas com parte do corpo imersa no mesmo; a morte desenvolve-se em três fases: de resistência, de exaustão e de asfixia;

    EPÔNIMOS - Sinal de Bernt é a pele de galinha situada freqüentemente nos ombros, na região lateral das coxas e dos antebraços;
                           - em cadáveres de afogados descrevem-se as manchas de Paltauf; pele anserina, caracterizada pela ereção de pêlos.
  • Resumindo constrições no pescoço (para não esquecer mais!):
    - Há três formas - enforcamento, estrangulamento e esganadura. A esganadura é a constrição do pescoço pelas mãos (para Higyno, esganadura é só com as mãos; os demais autores entendem que a esganadura pode ser feita também com o antebraço e com as pernas). Quando é feita com outra coisa qualquer (que não seja a mão) e a força utilizada não é o peso do corpo, é o estrangulamento. Quando é feito um laço e o que ocasiona a morte é o peso do corpo da própria vítima, há enforcamento.
    - Sabendo apenas isso, se responde 90% das questões sobre constrições no pescoço em concursos!


  • Olá pessoal, essa questão parecer ter duas alternativas incorretas.
    A- trata-se de esganadura, portanto, incorreta;
    v ejamos a letra D:

    Existem duas modalidades de sufocação DIRETA
    1 oclusão da boca e das fossas nasais -sufocação direta externa
    2 oclusão das vias respiratórias - sufocação direta interna
    Esses são os dois casos abordados na alternativa D,
    e não a que se falar em sufocação indireta, que só ocorre com
    a compressão do tórax ou abdomem impedindo movimentos respiratórios. (França, p.141-142, ed.9)              
  • CONCORDO COM O SALFILHO.
    A ALTERNATIVA D) TAMBÉM ESTÁ INCORRETA.

    DEUS NOS AJUDE!
  • Salfilho tem toda a razão! a alternativa D esta incorreta pois não descreve modalidade de sufocação indireta.... gente, estou impressionado como as provas dessa FUNCAB são malfeitas...... parece que colocam qualquer um lá com o livro pra montar as questões! 
    tinha q chamar FUNCABO entrano na gente....
    força....
  • a)Por constrição do pescoço pelas mãos: estrangulamento.ERRADA. ESGANADURA

  • evidente que a Alt. D está incorreta, pois exemplifica casos de sufocação direta, enquanto alega ocorrer sufocação indireta.

  • NÃO É POR ESTRANGULAMENTO, MAS SIM POR ESGANADURA.

  • Gabarito: LETRA A

     

    ENFORCAMENTO

    Modalidade de asfixia em que a constrição do pescoço é exercida por um laço, cuja extremidade se acha fixa em um determinado ponto dado. A força atuante é o próprio peso do corpo da vítima.0 enforcamento pode ser completo ou incompleto (atípico), sendo que, naquele, a vítima fica totalmente suspensa, e, neste, parcialmente suspensa. As lesões se caracterizam por um sulco oblíquo, ascendente, mais acentuado no nível da alça e interrompido rio nível do nó.

     

    ESTRANGULAMENTO

    É a modalidade de asfixia mecânica, na qual a constrição do pescoço se faz por um laço cuja força atuante é a mão humana, que o traciona, ou ainda ação similar. Ex.: o garrote. As vias aéreas são obstaculizadas, por constrição externa, devido ao laço acionado pela força muscular ou mecanismo equivalente. As lesões se caracterizam por um sulco transversal contínuo no pescoço, apresentando a mesma profundidade em toda a sua volta.

     

    ESGANADURA

    É a modalidade de asfixia em que a constrição do pescoço é executada diretamente pela mão. É a ação da mão que, por constrição externa, obstaculiza as vias aéreas. Identifica-se facilmente pela presença de estigmas ungueais (lesões semilunares, causadas pelas unhas) ao redor do pescoço. Se tais estigmas estiverem ao redor do nariz e/ou boca, será sinal de sufocação direta.

  • ESGANADURA
    • “Constrição do pescoço por meio da(s) mão(s).”

     

    LUIS - QG

  • ESGANADURA

  • A mim pareceu que a alternativa D também está incorreta.

  • Esganadura: com as mãos.

  • ao meu ver, a letra D também perece incorreta.

  • D) INCORRETA - Sufocação direta (obstrução da boca e das narinas pelas mãos ou das vias aéreas mais inferiores);

    Sufocação indireta (compressão do tórax);

  • Letra a com certeza: esganadura

  • O estrangulamento requer um instrumento. Quando se utiliza só as mãos ocorre ESGANADURA.

  • GABARITO LETRA A

    ESGANADURA --> Nesse caso há a ação da mão humana contra o pescoço da vítima (só é possível em casos de homicídios).

    ENFORCAMENTO --> Uso de alguma espécie de corda, para agir por constrição do pescoço da vítima. Ex: Amarrar uma corda no pescoço e em uma árvore e se jogar.

    ESTRANGULAMENTO --> Nesse caso, há o uso de algum instrumento capaz de constringir o pescoço da vítima com a finalidade de ceifar sua vida. Ex: Torniquete.

    abs

  • Por constrição do pescoço pelas mãos: ESGANADURA

    LETRA: A

  • Constrição do pescoço pelas mãos, só pode ser esganadura.

  • E ESSA D ESTÁ INCORRETA.

    SUFOCAÇÃO POR OBSTRUÇAO DOS ORIFICIOS OU CONDUTOS É SÓ A DIRETA. NUNCA É INDIRETA.

    VEJAM A Q1161124.

  • A letra C também está incorreta.

    Constrição ativa do pescoço exercida pelo peso do corpo: enforcamento.

  • esganadura===constrição do pescoço pelas mãos.

  • sobre a letra "d": A compressão do tórax, que é o caso da sufocação indireta, tbem acarreta obstrução das vias respiratórias...

    Genival França explica sobre isso. Há 4 tipos de asfixias puras:

    1-Asfixia em ambientes por gases irrespiráveis:

    1.1-confinamento asfixia por monóxido de carbono asfixia por outros vícios de ambientes.

    2-Obstaculação à penetração do ar nas vias respiratórias:

    2.1-sufocação direta (obstrução da boca e das narinas pelas mãos ou das vias respiratórias mais inferiores)

    2.2-sufocação indireta (compressão do tórax).

    3-Transformação do meio gasoso em meio líquido (afogamento).

    4-Transformação do meio gasoso em meio sólido ou pulverulento (soterramento). 

    A sufocação direta e indireta é forma de asfixia pura causada por obstrução das vias respiratórias.