SóProvas


ID
3673930
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2017
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere à infecção por HIV e AIDS, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. 
 
(  ) Náuseas, vômitos, diarreia, alterações do paladar, perda de apetite e de peso são efeitos adversos gerais da terapia medicamentosa para tratamento do HIV. 
(  ) Embora alguns micronutrientes possam ser depletados nesses pacientes, não há recomendação para suplementação acima dos níveis de ingestão diária recomendada (DRI).
(  ) Alguns medicamentos da terapia antirretroviral aumentam o risco de hiperlipidemia, resistência à insulina e diabetes, sendo necessário cuidado nutricional em relação a esses medicamentos. 
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • As necessidades de micronutrientes como vitaminas do complexo B, selênio, Zinco e vitaminas A e E estão aumentadas mas não se deve suplementar além do 100% de adequação atingido, porém deve-se atingir pelo menos 100% para os.micronutrientes depletados.

  • Cuppari (2019), orienta que Ingestão de vitaminas e minerais deve ser entre 100 e 150% da RDA, com atenção especial aos antioxidantes.

    Mas a questão fala das DRI´s (que englobam os 4 tipos: EAR, RDA, UL e AI).

  • ??? fonte: vozes da minha cabeça

  • "As Diretrizes Brasileiras de Terapia Nutricional, publicadas pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (SBNPE, 2012), sugerem que existem necessidades específicas de micronutrientes como vitaminas A, B, C, E, zinco e selênio, as quais não devem ser inferiores a 100% dos valores de ingestão dietética de referência (DRI, do inglês dietary reference intakes)" (CUPPARI, 2019)