SóProvas


ID
367900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos atos administrativos, julgue os itens que se
seguem.

A administração pública pode praticar atos ou celebrar contratos em regime de direito privado, como nos casos em que assina uma escritura de compra e venda ou de doação.

Alternativas
Comentários
  • A Adminsitração PODE praticar atos regidos pelo regime de direito privado como se particular fosse
    Podemos compreender melhor a questão quando analisamos as classificações dos atos administrativos, principalmente quanto ao objeto

    Quanto ao objeto o ato pode se classificar em:

    a) Ato de Gestão: sem supremacia do interesse público. Pratica de atos de igual para igual com o administrado (celebração de contratos de direito privado como compra e venda de imóveis, doação e outros atos praticados como se particular fosse). 

     
    b) Império: caracterizado por com supremacia do interesse público (celebração de contratos de regime de direito público, em regra, após prévia licitação)
  • É o que ocorre nos chamados atos de gestão, que, segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, são aqueles praticados sem que a Administração utilize sua supremacia sobre os particulares. São atos típicos de administração, assemelhando-se aos atos praticados pelas pessoas privadas. São exemplos de atos de gestão a alienação ou a aquisição de bens pela Administração, o aluguel de imóvel de propriedade de uma autarquia etc.
  • ASSERTIVA CERTA

    São os atos de gestão, quando as cláusulas exorbitentes são aplicadas apenas subsidiariamente.
  • De fato, em paralelo aos atos administrativos propriamente ditos, encontram-se os chamados atos privados da Administração Pública, os quais se caracterizam, como o próprio nome revela, por serem regidos por normas de Direito Privado, em especial pelo Direito Civil e pelo Direito Empresarial. A celebração de contratos de compra e venda, de doação, de locação costumam ser mencionados como exemplos de atos que se enquadram em tal classificação. Está correta, portanto, a afirmativa.


    Gabarito: Certo.


  • Eu estudei esse assunto mas tô com dificuldade de conciliar com conceito de ato administrativo, se um contrato é um ato jurídico bilateral, um contrato entre administração pública e um particular não descaracterizaria o conceito de ato administrativo? Tornando-o um ato da administração que não necessariamente é um ato administrativo


    Entendo que exista a classificação quanto aobjeto, que podem se atos de império e atos de gestão e atos de expediente

    Alguém me ajuda?

  • MOLE, MOLE, GALERA!!!

     


    Quando a administração pratica um ato que expressa um acordo entre ela e um particular, seja na forma de compra, venda ou doação, já não há que se falar em ato administrativo, pois a administração, nesses casos, saiu da esfera do público e entrou no terreno do privado.

    Logo, trata-se de atos da administração firmado em regime de direito privado, tal como afirmado.

     


    * GABARITO: CERTO.

    Abçs.

  • não se trata de ato administrativo, mas de ato da administração.

  • Atos administrativos: são atos praticados no exercício da função administrativa.

     

    Atos da administração: são todos os atos praticados pela administração pública, ainda que regidos pelo direito privado.

  • A administração pública pode praticar atos ou celebrar contratos em regime de direito privado, como nos casos em que assina uma escritura de compra e venda ou de doação. Sim. atos da administração.

     

    OBS: Não confundir com atos administrativos.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Com relação aos atos administrativos, julgue os itens que se
    seguem.

     

    A administração pública pode praticar atos ou celebrar contratos em regime de direito privado, como nos casos em que assina uma escritura de compra e venda ou de doação.

     

    errei por causa do enunciado! deveria haver recurso, apesar de fácil, a assertiva confundiu.