SóProvas


ID
3682807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais têm diversas origens:
• natural: quando a causa são raios, decorrentes de tempestades;
• criminosa: quando o indivíduo, deliberadamente, coloca fogo na mata;
• tabagismo: quando o indivíduo, inadvertidamente, joga cigarro aceso na mata;
• queimada: quando o produtor rural queima a floresta para o cultivo.
Os incêndios florestais na Amazônia são um dos maiores responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera, além de causarem prejuízos financeiros de porte. Esse fato se agrava com o fenômeno El Niño. Acerca dos incêndios florestais na Amazônia, julgue o item que se segue.
Quando se perde o controle do fogo em uma cultura agrícola e ele atinge áreas vizinhas constituídas de pastagens, os prejuízos com a perda do pasto, por exemplo, podem ser contabilizados pelo custo de arrendamento de outras pastagens durante 15 meses — período mínimo requerido para recuperação do capim queimado.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    "Na escala das propriedades rurais, as principais perdas advindas do uso do fogo acontecem quando queimadas agrícolas escapam ao controle e atingem acidentalmente áreas vizinhas. Neste caso, se as áreas vizinhas atingidas forem constituídas de pastagens, os prejuízos com a perda do pasto, por exemplo, podem ser contabilizados pelo custo de arrendamento de outras pastagens durante cerca de três meses, tempo este necessário para que o capim queimado se recupere."

    FONTE:

    https://ipam.org.br/wp-content/uploads/2002/09/o_prejui%CC%81zo_oculto_do_fogo_custos_econo%CC%82mi.pdf