SóProvas


ID
36829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)

Com relação à primeira Cúpula da América Latina e do Caribe
sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), sediada pelo
Brasil, em dezembro de 2008, na Costa do Sauípe, na Bahia,
julgue (C ou E) os itens seguintes.

A CALC decidiu, nessa reunião, estabelecer formalmente uma Organização dos Estados da América Latina e do Caribe, denominada OEALC.

Alternativas
Comentários
  • Além disso, o nome da organização é CELAC.

    A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos – CELAC foi criada na “Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe”, realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010, em histórica decisão dos Chefes de Estado e de Governo da região. A Cúpula da Unidade compreendeu a II Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento – CALC e a XXI Cúpula do Grupo do Rio.

    Fonte: MRE
  • A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) tem origem na “Declaração da Cúpula da Unidade”, adotada pelos Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe durante reunião de Cúpula realizada na Riviera Maya, México, em fevereiro de 2010. Naquela ocasião, houve consenso em constituir um novo mecanismo de concertação política e integração, que abrigará os trinta e três países da América do Sul, América Central e Caribe. A CELAC assumirá o patrimônio histórico do Grupo do Rio (concertação política), cuja Secretaria de turno é exercida atualmente pelo Chile, e da CALC (desenvolvimento e integração), cuja presidência temporária é venezuelana. Em julho de 2011, será realizada, na Venezuela, a III CALC, quando deverá ser completado o processo de constituição da CELAC.
  • Complementando sobre a I CALC sobre Integração e Desenvolvimento, ocorrida na Bahia (Costa do Sauípe):

     

    O encontro foi convocado pelo Presidente Lula. A Cúpula foi realizada em dezembro de 2008, na Costa do Sauípe, Bahia, e
    contou com a participação de todos os 33 países da região.

    Os Chefes de Estado e de Governo adotaram, ao final do encontro, a “Declaração de Salvador”. A Declaração reflete amplo consenso sobre questões relacionadas à integração e ao desenvolvimento em face das crises financeira, energética, alimentar e de mudança do clima.
    Acordaram, também, dar continuidade à CALC.

     

    O México informou seu desejo de realizar a II CALC, em 2010. (Aqui sim, seria o ponto inicial da CELAC).