SóProvas


ID
36853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

O grau de devastação sofrido pela Mata Atlântica explica-se, em parte, pela sua localização, que favoreceu o desenvolvimento dos ciclos econômicos e, mais recentemente, a indústria madeireira.

Alternativas
Comentários
  • A Mata Atlântica foi destruída pelo ciclo do pau-brasil,cana de áçucar e café.
  • A Mata Atlântica ESTÁ sendo destruída, não só pelo crescimento da insdútria madereira que NÃO é recente, mas também pela grande quantidade de fazendas e com issso a necessidade de criação de pastos para alimentar os animais, e pela grande exploração de minérios, praticada inclusive, pelos próprios índios, que tem a maior parte da mata.
  • devido o inicio da colonização ter se dado ao litoral por questões históricas e geograficas,com certeza a devastação se deu por estes principios,mas não só somente estes!!!
  • A CESPE considerou a alternativa CORRETA, entretanto contesto a assertiva pois, para mim,a parte intrigante desta questão se dá na afirmação "(...) mais recentemente, a indústria madeireira." pois a exploração madeireira é fato antigo na Mata Atlântica, não sendo de maneira nenhuma "RECENTE"
    Podemos considerar a exploração de papel e celulose que ocorre nos Estados do Espirito Santo e no sul da Bahia, como "exploração recente", todavia esta ocorre em um ponto específico do bioma Mata Atlântica e não em sua totalidade.

    Na minha humilde opinião a assertiva está ERRADA.
  • Com relação a afirmação de Tige Castro abaixo, discordo de sua opinião.A questão está correta, já que a INDUSTRIA madeireira, somente começou a explorar o bioma no início do séc. 20. Não podemos considerar os movimentos de exploração madeireira anteriores como fatores de desmatamento da Mata Atlantica,além de não se tratarem de industrias e sim de açoes extrativistas, ressaltando ainda que, apesar da devastação do período colonial, até o início do século vinte mais de 90% da sua área original encontrava-se preservada. O processo de devastação só começou a acelerar com o início do período Republicano chegando aos aproximadamente 8% de áreas ainda preservadas dos dias de hoje.
  • DEVERIA ESTÁ ERRADA

    Infelizmente "Darth Vader" eu vou discordar de você e apoiar a afirmação de Tige Castro. Baseado na conclusão do trabalho de (CESCO; Diogo, 2008), quando afirmar:

    "De acordo com os trabalhos existentes, a indústria madeireira praticada no bioma da Mata Atlântica manteve-se bastante semelhante desde o período colonial até meados do século XX. Historicamente, caracterizou-se por seus aspectos migratório e temporário, acompanhando, geralmente, a expansão da fronteira agrícola via extração de madeiras de alto valor comercial e utilização de parte da madeira resultante do arroteamento".

    FONTE: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v11n1/03.pdf - Acesso em: 28/04/2020

    É comum esse tipo de erro nas questões de Geografia, devido a abrangência que se toma o conhecimento geográfico e muitas vezes a fraca compreensão e cuidado com os conceitos dados. "Industria Madeireira" é um conceito vago para o caso em questão e muito amplo, para ser dimensionado apenas nesse intervalo de tempo dado na questão.

    Infere-se do texto, que a industria madeireira na Mata Atlântica é tão antiga, quanto a colonização do Brasil.