SóProvas


ID
3687052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2003
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os novos sistemas construtivos vêm demandando um contínuo desenvolvimento das técnicas de impermeabilização, especialmente em países tropicais, onde o gradiente térmico diário e a elevada pluviosidade promovem um contínuo esforço dos materiais e de suas junções. Com referência a esse assunto, julgue o item que se segue.


As juntas dos edifícios executados em concreto devem, obrigatoriamente, receber sistemas de impermeabilização elásticos para resistir aos esforços mecânicos de dilatação.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de impermeabilização flexível é voltado para as superfícies que estão sujeitas a dilatações e vibrações. Os impermeabilizantes utilizados apresentam propriedades mais elásticas. Portanto, podem se conformar à estrutura durante a movimentação e, assim, cobrir fissuras e trincas. Ou seja, é a opção mais utilizada nas áreas externas dos edifícios, especialmente nas regiões muito expostas ao sol.

    Fonte: https://www.blok.com.br/blog/tipos-de-impermeabilizacao

    CERTO

  • Complementando...

    alguns mesmo sendo elásticos ainda podem contar com telas de pvc estruturantes, que dão uma resistência ainda maior.

    Todavia, é necessário se atentar porque geralmente impermeabilizantes flexíveis não resistem a pressão negativa, apenas positiva.